Como diz o velho ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Por isso, quando estiver procurando emprego, procure preparar um bom currículo para chamar a atenção do RH da empresa, e não desperdice uma boa oportunidade de emprego.
Por melhores que sejam as qualificações de muitas pessoas, elas serão eliminadas após a apresentação de seus currículos. Então, para evitar que isso aconteça com você, que tal seguir algumas dicas para fazer materiais de qualidade? Leia e confira!
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
1. Seja objetivo
Parece clichê, mas algumas pessoas gostam de “encher coisas” e isso pode afetar a seleção do seu currículo. Mesmo que você seja qualificado para mais de uma função, prepare um currículo específico para a vaga que deseja.
O empregador deve se concentrar em encontrar alguém. Se seu objetivo não for claro, ele pode simplesmente jogar fora seu currículo.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Não adianta produzir um material de várias páginas se o contratante não estiver interessado em nenhum conteúdo.
2. Fique atento ao conteúdo
No início do currículo, escreva apenas suas informações pessoais, como nome, idade, estado civil e informações de contato. Não há necessidade de colocar seus arquivos. Lembre-se de manter esses dados iniciais atualizados!
Se você possui alguma deficiência, também é importante incluí-la em seu currículo, afinal, as empresas podem não estar preparadas para aceitar funcionários com essas condições e, infelizmente, ainda existem lugares assim hoje.
3. Lembre-se de que toda experiência é válida
Se você está no início da sua vida profissional e não sabe o que colocar em suas experiências, você pode citar em seu currículo: estágios, experiências obtidas na faculdade e até mesmo cursos e trabalhos voluntários.
É impossível não ter nada para falar, afinal, você com certeza já fez muita coisa legal, não é mesmo? Por outro lado, procure fazer uma seleção das suas experiências de destaque para compor o currículo. Assim, você não passará pelo risco de errar na dica número um deste artigo.
4. Coloque foto apenas se isso for solicitado
Só coloque foto no currículo se for realmente importante para o cargo, principalmente se o recrutador pedir. Se sim, escolha uma foto mais profissional e bem registrada.
Além disso, tenha cuidado com a edição de fotos. Existem muitos lugares onde você pode adicionar recursos a uma foto, como maquiagem, ternos e muito mais. No entanto, evite editar demais para levar a sério como profissional.
Por exemplo, em vez de usar uma camisa social ao editar uma foto, por que não usar uma camisa social ao tirar fotos?
5. Seja honesto nas informações
Não adianta criar alguém que não existe no seu currículo só para ser notado. Quando ele for selecionado, você ainda passará pelo resto da fase de entrevista, e é seguro apostar que “a mentira vai cair nas rachaduras”.
Então, por exemplo, não minta sobre sua proficiência em inglês ou conhecimento de informática. Se você tiver vergonha de dizer alguma coisa, omita a informação. É muito melhor do que mentir!
A seguir, entenda melhor o que deve constar em cada etapa do seu currículo.
Dados pessoais
Essa é a parte inicial do seu currículo. As informações que devem estar presentes são as mais básicas, como:
- nome completo;
- idade e estado civil;
- número para contanto;
- endereço de e-mail;
Objetivos
Seus objetivos de carreira devem ser expressos em no máximo duas frases. Deve ser uma descrição simples e objetiva. Tente focar em ações e resultados, ou seja, não autoavalie suas habilidades, pois esse será o papel do recrutador na próxima etapa de avaliação.
Experiência profissional
Essa é uma parte polêmica da tarefa de fazer um bom currículo, principalmente para jovens com pouca experiência profissional. Ao escrevê-los, é importante que sejam ordenados do mais novo para o mais antigo e contenham as seguintes informações:
- nome da empresa;
- cargo;
- período de trabalho;
- atividades realizadas na empresa.
Se você passa muito tempo na mesma função, é importante demonstrar seu crescimento dentro da empresa (validar esse crescimento profissional com dados e estatísticas é uma boa opção).
Formação
Esta seção incluirá informações sobre cursos universitários e técnicos, diplomas, especializações, cursos gratuitos, extensões e fluência no idioma. Classifique nomes de instituições educacionais, títulos de cursos e datas de início e término.
Em relação à fluência do idioma, seja sincero ao apontar essas informações, para não se decepcionar e ser enganado na próxima etapa da seleção. Para cada idioma, indique os níveis de leitura, escrita e compreensão. Por exemplo, “Inglês: bem lido, bem escrito, bem compreendido”.
Referências
Suas referências profissionais devem ser listadas no final do seu currículo. Portanto, especifique o nome da organização de cada pessoa, título, número de contato e endereço de e-mail.
Com esses conselhos, você estará pronto para elaborar um currículo estelar e perseguir seus objetivos. Além do conteúdo, lembre-se de deixar a aula agradável aos olhos, com um modelo pautado que valoriza os espaços em branco, e uma fonte simples, em tamanho legível e bem espaçada.