Na madrugada da última sexta-feira (01), o presidente da associação de pescadores de Manguinhos, teve seu barco, levado por uma maré inesperada, que arrastou seu barco de rede de arrasto ancorado na praia de Manguinhos, na cidade da Serra.
Mar em fúria
O presidente da associação de pescadores Janjao, em conversa com a reportagem do Serra Noticiário, revelou que tinha ancorado o barco na areia. Então percebendo a mudança no mar e a maré subindo, retornou até o local para verificar se o barco estava devidamente ancorado.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
No entanto, ao retornar no outro dia, presenciou seu barco já em alto mar. Em meio à preocupação com sua principal fonte de renda, Janjao, o compreendeu os riscos de adentrar o mar naquele momento. Estima-se que o prejuízo tenha chegado 25 mil reais.
Tradição centenária
Janjao lamenta a perda já que inspecionou, várias vezes corda do barco. Ele ressaltou a importância da pesca para a comunidade local, mencionando a tradição centenária de rede de arrasto que sustenta mais de 200 famílias da região. Entre dezembro e março, muitos turistas visitam a área para acompanhar a tradição.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O perigo da rede de pesca para a vida marinha
Posteriormente, mesmo com o mar agitado, ele e outros pescadores tentaram resgatar a rede, cientes do potencial dano ambiental que poderia causar ao aprisionar diversas espécies marinhas.
Contudo, com as condições do mar a retirada não foi possível. Agora Janjao, espera o mar dar uma trégua para retornar e cortar a rede, de acordo com ele a principal preocupação no momento são as tartarugas marinhas que poderiam ficar presas na rede.
A reportagem do Serra Noticiário continuará acompanhando o caso e assim que houver mais notícias traremos para nossos leitores mais informações sobre o caso.