Na última quarta-feira (13), o vereador da Serra, Anderson Muniz (Podemos) esteve na Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Continental, setor Oceania, cidade de Serra. Dando seguimento à rotina de fiscalizações, o vereador divulgou o vídeo de sua visita, onde ele mesmo mostra problemas na estrutura e no atendimento dessa UBS.
Vereador Anderson Muniz denuncia falta de profissionais de saúde na UBS
Logo de início, o vereador Anderson Muniz contou que ao chegar na UBS, notou a falta de profissionais como médicos, dentistas e enfermeiros para atenderem os pacientes. Inclusive, ele encontrou uma gestante que estava na fila desde as 7h da manhã para uma consulta de pré-natal com uma enfermeira da UBS de Cidade Continental.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
No entanto, o vereador contou que essa gestante recebeu o aviso em cima da hora de que sua consulta havia sido adiada para as 13h. Ou seja, ela teria que esperar por cerca de mais 6h até o atendimento.
Além disso, o vereador aparece no vídeo checando a situação da falta de atendimento dentário. Segundo ele, a resposta que recebeu foi que a cadeira da sala de atendimento estava quebrada.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Nas imagens, o vereador Anderson Muniz aparece tentando conseguir informações com a gerente da unidade, que segundo ele, não estava querendo responder. Em seguida, a Polícia Militar recebeu um chamado e compareceu na UBS. Por fim, o vereador contou que a PM conseguiu intermediar um diálogo com a gerente da unidade, por onde ele conseguiu confirmar que não havia nenhum médico de plantão em plena manhã de dia útil nesta unidade.
Reportagem conversou com o vereador Anderson Muniz
Diante dessa denúncia, a reportagem entrou em contato com o vereador Anderson Muniz para saber mais sobre o caso. Em conversa com o SN, ele contou que:
“só tinha uma enfermeira no local pra atender toda a demanda da unidade, que estão com mais de 5 mil, de 7 mil usuários, numa demanda de mais de 7 mil, com apenas uma enfermeira dentro da unidade básica de saúde. Ou seja, inadmissível uma situação como essa, entendeu?”
Anderson Muniz ainda completou dizendo:
“chamaram a polícia militar, daqui a pouco apareceu a mãe do vereador, apareceu o irmão do vereador. Então, foi uma situação totalmente politizada e se recusava em me dizer quais os médicos que iam atender, que horas ia atender, quem eram os médicos. Ou seja, eu tive totalmente a informação negada, né? Não só eu, bem como a população.”
Reportagem tentou contato com a Prefeitura da Serra
Em seguida, a reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura da Serra, relatando o caso e a denúncia do vereador. Dentre os questionamentos, a reportagem buscou informações e um pronunciamento da Secretaria de saúde sobre essa suposta falta de médicos na UBS no bairro Cidade Continental, setor Oceania. No entanto, até o momento desta publicação não obtivemos respostas. Contudo, a reportagem permanece no aguardo de um pronunciamento da prefeitura.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará mais informações assim que possível.