Na última terça-feira (19), o vereador da Serra, Darcy Junior (Patriotas), divulgou uma nota de repúdio direcionada ao prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT). No conteúdo da nota, Darcy Junior criticou supostas falas do prefeito que teriam um cunho de ataque ao parlamentar e seus familiares durante um evento de inauguração, no município da Serra.
No atual contexto político, Darcy é um dos aliados do deputado estadual Pablo Muribeca (Patriotas), forte pré-candidato de oposição para a prefeitura da Serra nas próximas eleições.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Vereador repudia falas do prefeito Vidigal em inauguração na Serra
A falas desse discurso circularam em um vídeo em que Sérgio Vidigal não cita o nome do vereador diretamente. Mas, o próprio vereador e alguns apoiadores entenderam como sendo ataques direcionados a Darcy Junior e sua família, por conta de algumas insinuações na fala do prefeito.
Basicamente, na última sexta-feira (16), o prefeito Sérgio Vidigal esteve na inauguração da Casa da Mulher Serrana, localizada em Serra-sede. Durante o discurso, Vidigal comentou sobre um jovem político da Serra, que ele alega ter chamado para conversar em seu gabinete, e não sabe por que depois esse mesmo político se tornou um opositor ferrenho de sua gestão.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Em seguida, o prefeito conta que descobriu o suposto motivo desta “rixa”. Em seu discurso, ele conta que no ano de 1997, quando estava em uma de suas gestões como prefeito da Serra, teria ordenado uma operação contra o crime organizado na cidade. Dentre os envolvidos no caso, estaria um Polícia Militar que acabou preso, e era um parente desse jovem político, a quem ele se referia.
Após ter contato com esse vídeo, o vereador Darcy Junior divulgou a nota de repúdio direta ao prefeito, afirmando que não iria tolerar ataques direcionados a seus familiares e lamentando as falas de Sérgio Vidigal, que o vereador acusa de serem covardes e mentirosas.
Post Instagram:
Reportagem conversou com o vereador Darcy Junior
Diante do caso, a reportagem do SN entrou em contato com o vereador Darcy Junior para apurar melhor esse caso. A princípio, o vereador comentou que essa obra inaugurada na última sexta-feira estava atrasada há mais de 2 anos. Inclusive, ele afirma que foi uma das primeiras fiscalizações de Darcy Junior em sua chegada à câmara dos vereadores.
Ele ainda conta que fez diversas críticas à gestão da prefeitura por conta desse atraso. Portanto, segundo ele, o prefeito teria se utilizado da inauguração da Casa da Mulher Serrana para responder o vereador indiretamente com ataques.
“No primeiro momento, vendo a fala dele, causa uma estranheza, até um certo susto, porque é uma fala de um prefeito, que deveria ter a responsabilidade com que ele fala. O prefeito da maior cidade do Espírito Santo. Então, parece uma fala, muito de rancor, de ódio. E, naturalmente, associaram a mim, porque ele cita um jovem vereador, e eu sou o vereador mais jovem da Serra.”
Darcy Junior
O vereador ainda comentou sobre as falas do prefeito direcionadas a um suposto parente da Polícia Militar, que permite entender que seria o pai do vereador, capitão da reserva da Polícia Militar.
“Então, por ter citado um vereador jovem e um parente policial militar, por ter também falado isso no contexto de uma obra que eu cobrei muito, inclusive tinha feito cobranças fortes, nos dias anteriores à inauguração da obra, naturalmente, as pessoas que estavam presente associaram a mim.”
A reportagem questionou sobre esse suposto caso que o vereador se refere de um parente da Polícia Militar que teria sido preso. Assim, de forma efusiva, o vereador afirma que as falas são mentirosas, e que seu pai nunca esteve envolvido em nenhuma investigação ou processo com o crime organizado na Serra.
“E, assim, assistindo o vídeo, as pessoas entenderam que ele estava se referindo a mim, embora eu não reconheça esses fatos que ele expõe. Ele até expõe que esse parente policial militar, pelo que deixa entender, teria envolvimento com a morte de um vereador, com a morte de um prefeito, crimes que de fato aconteceram na década de 90, mas meu pai, não foi nem testemunha nesses processos, não tem envolvimento nenhum nesses processos, quem dirá, acusado por esses crimes.”
Além disso, Darcy comentou que esses supostos ataques seriam uma forma de tentar deslegitimar o trabalho da oposição. Lembrando que, o vereador é um dos membros da câmara mais engajados no trabalho de fiscalizar obras atrasadas no município.
“Lamento muito que ele faça isso, porque sempre que a gente faz uma cobrança de uma obra atrasada ou do sistema de saúde pública municipal que não funciona bem, a gente espera que o prefeito absorva isso e devolva a solução, né? Então, assim, a gente mostra o que está errado justamente para o prefeito receber e corrigir esses erros. Mas, infelizmente, o que ele demonstra com essa postura é tentar deslegitimar o nosso trabalho como se ele quisesse, que o que a gente está dizendo que está errado não fosse levado a sério, embora sejam realidades e verdades que todo mundo observa pela cidade, né?”
Vídeo YouTube SN:
Vereador pretende acionar Sérgio Vidigal na justiça
O vereador ainda comentou que, embora Sérgio Vidigal não tenha o citado diretamente, o prefeito trouxe detalhes e elementos que remetem diretamente a Darcy Junior e seus familiares. Por isso, ele afirma que pretende acionar Vidigal na justiça cobrando explicações sobre suas falas, e para que ele deixe claro sobre a quem foram direcionadas.
Reportagem tentou contato com Sérgio Vidigal
A reportagem do Serra Noticiário tentou contato com o prefeito Sérgio Vidigal em todos os seus canais de comunicação com mais de 24h de antecedência à esta publicação. Inicialmente, a reportagem questionou se, de fato, os comentários foram direcionados ao vereador Darcy Junior. Em seguida, a reportagem ofereceu espaço para um pronunciamento e elucidação de toda essa polêmica. No entanto, até o momento desta publicação, o prefeito e sua assessoria não retornaram o nosso contato. Sendo assim, o Serra Noticiário permanece disponível e no aguardo de uma resposta do prefeito sobre o caso.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível