Recentemente, a atuação de Philipe Lemos, Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra (SETUR), tem sido alvo de críticas e insatisfação, tanto por parte da população quanto de vereadores e aliados da administração. As reclamações apontam para uma falta de diálogo e inércia na gestão da pasta.
Philipe Lemos vira ponto de controvérsia
De acordo com informações apuradas pelo Serra Noticiário, diversas queixas indicam uma falta de atenção às demandas locais e questionam a eficácia da gestão de Lemos. As críticas também abordam a aparente falta de incentivo ao turismo na cidade.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Philipe Lemos, natural de Vila Velha, é ex-apresentador de telejornal e filiado ao mesmo partido do prefeito Sergio Vidigal (PDT). Ele concorreu a uma vaga para deputado federal nas eleições de 2022, mas fracassou, assim como sua companheira de chapa, Sueli Vidigal (PDT), esposa do prefeito.
Fiscalização parlamentar
A situação se complicou ainda mais quando a Câmara Municipal decidiu, na última segunda-feira (02), iniciar uma fiscalização detalhada dos recursos destinados à secretaria. A princípio, o presidente da Câmara da Serra, vereador Saulinho (PDT), requisitou informações específicas, levantando preocupações sobre a transparência na aplicação dos investimentos e a execução de projetos em andamento.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Pedido de Informação
O Serra Noticiário teve acesso ao documento “Pedido de Informação 103/2023“, que solicita uma série de informações à secretaria de Philipe Lemos, incluindo detalhes sobre eventos realizados, artistas contratados, fornecedores e servidores envolvidos em diversos processos.
- Que apresente nome e matrícula dos servidores membros da comissão de eventos.
- Que apresente nome e matrícula dos servidores que utilizam o sistema eletrônico de protocolo para respostas de demandas.
- Que apresente listagem de todos os eventos executados nos últimos 180 dias.
- Que apresente listagem de todos os artistas contratados nos últimos 180 dias apresentando o local de apresentação e o valor da liquidação.
- Que apresente a listagem de todos os fornecedores fixos ou seja o que possuem contratos vigentes para manutenção dos serviços da Secretaria.
- A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SETUR), responde junto ao sistema eletrônico de protocolo as devidas respostas de demandas em horário institucional? E em sua rede de Tecnologia da Informação (Rede institucional)?
- Que apresente nome e matrícula dos servidores que possuem gratificação ou participam de conselho.
Bastidores e futuro incerto
Fontes internas à gestão Vidigal indicam que a falta de respostas claras por parte do secretário pode acabar intensificando os debates dentro da Câmara da Serra, nas próximas sessões ordinárias. Pois segundo eles, o foco está no diálogo, necessidade de uma gestão por parte de Philipe Lemos que seja mais transparente e alinhada às demandas da comunidade. Caso contrário, dessa forma, o cenário atual pode colocar a administração da pasta em um ponto crítico.
Resposta da Prefeitura e Philipe Lemos
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra e com Philipe Lemos para comentar sobre as críticas e o pedido de informação, mas não houve retorno até o momento. Contudo, o Serra Noticiário, comprometido com o jornalismo de qualidade, continuará acompanhando este caso e seus desdobramentos.