No último dia 5 deste mês, a reportagem do SN recebeu uma denúncia sobre o descarte ilegal de documentos e informações sigilosas em plena avenida principal de Laranjeiras, cidade de Serra. O morador enviou um vídeo mostrando xérox de carteiras de identidade e outras informações de clientes de uma empresa na região.
Morador denuncia descarte ilegal de documentos em Laranjeiras
O morador do bairro Feu Rosa contou para a reportagem que estava indo ao Shopping de Laranjeiras, quando ao lado encontrou esse terreno abandonado. Ele conta que se impressionou com a quantidade de documentos e informações como carteira de identidade, endereços, telefones entre outros.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Assim, por ser uma avenida movimentada, esses documentos estavam expostos, podendo cair na mão de pessoas mal-intencionadas. Lembrando que, CPF, nome completo, endereço e telefone, são informações usadas em muitos casos de golpes financeiros.
A reportagem questionou o morador se era possível identificar alguma marca ou identificação de empresa nesses papéis. No entanto, ele informou que não conseguiu ver de qual empresa se tratava, mas que devia ser uma próxima a essa região de Laranjeiras.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O caso chama a atenção, pois muitas vezes as pessoas fornecem seus dados para uma empresa, confiando que eles permanecerão guardados. Contudo, nesse vídeo é possível ver que a empresa não seguiu o protocolo correto para se descartar dados e informações pessoais de seus clientes e usuários.
Reportagem tentou contato com a Prefeitura da Serra
Por ser um descarte inapropriado de lixo e ainda estar expondo dados pessoais, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra. Visto que, também não foi possível identificar a empresa responsável por esse lixo.
Basicamente, questionamos a prefeitura se ela estava a par desses problemas e quais medidas poderiam ser realizadas para remover esse lixo do local. No entanto, até o momento desta publicação não obtivemos respostas. O Serra Noticiário permanece no aguardo de uma resposta da prefeitura.