No próximo sábado (28), às 9h, a Prefeitura da Serra fará a entrega oficial do Sistema Viário Eldes Scherrer Souza, o vulgo “Rotatória do Ó”, localizado em Laranjeiras. O projeto, que custou R$ 68 milhões, é um dos maiores investimentos em mobilidade urbana já realizados na cidade e promete melhorar significativamente o trânsito para os cerca de 45 mil motoristas que circulam diariamente pela região.
Estrutura e funcionamento
O complexo inclui um anel viário, uma via expressa exclusiva para ônibus, uma ciclovia de 3,6 quilômetros e três “mergulhões” ou passagens inferiores. Desse modo, essas estruturas visam otimizar o fluxo de tráfego, especialmente para os bairros Morada de Laranjeiras, Laranjeiras, Feu Rosa, Jacaraípe e Manguinhos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Viadutos e mergulhões
Os viadutos superiores já liberados facilitam o acesso a diversos bairros e à avenida Eldes Scherrer, que leva à BR-101. Contudo, os engenheiros projetaram os mergulhões para acelerar o tráfego, dividindo-os da seguinte forma:
- A primeira passagem inferior vem da avenida Eldes Scherrer Souza e conta com cinco pistas, sendo duas delas exclusivas para ônibus.
- A segunda é destinada aos motoristas que seguem para Morada de Laranjeiras, com duas pistas de mão única que levam à avenida Copacabana.
- A terceira passagem será usada por dois corredores exclusivos para ônibus e duas pistas para o tráfego comum, no sentido à avenida Talma Rodrigues Ribeiro.
Vias Exclusivas para ônibus
A princípio, os ônibus que saem do Terminal de Laranjeiras em direção ao Terminal de Jacaraípe passarão pelo terceiro mergulhão, seguindo pela avenida Central B até uma rotatória próxima à empresa Viminas, onde tomarão a direção de Jacaraípe.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Ciclovias
O sistema viário também inclui 3,6 quilômetros de ciclovia, conectando a avenida Eldes Scherrer à avenida Copacabana e à avenida Talma Rodrigues Ribeiro. Dessa forma, o objetivo é oferecer mais segurança e mobilidade para os ciclistas da região.
A Secretaria de Obras da Serra executou o projeto que, apesar dos anos de atraso, pode marcar um avanço significativo na infraestrutura de mobilidade urbana da cidade.
Sendo assim, a expectativa é que a inauguração traga melhorias significativas para o trânsito local, beneficiando não apenas motoristas, mas também ciclistas e usuários do transporte público.