Na manhã da última sexta-feira (27), equipes do 1º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo executaram uma ação que resultou na prisão de traficantes, além de armas, munições e grande quantidade de drogas. Os militares realizaram a ação no Morro do Cruzamento, na cidade de Vitória.
De acordo com os militares que atenderam a ocorrência, por volta das 7h, a equipe da Polícia Militar recebeu informações indicando que membros da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) estariam no Morro do Cruzamento, fortemente armados e traficando drogas na área. O local é conhecido pelos militares por ser um ponto de tráfico de drogas, tendo inclusive diversas ocorrências e denúncias do disk-denúncia geradas no local.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Cerco estratégico dos militares
Chegando ao bairro, os militares decidiram se dividir em duas equipes, estratégia adotada para que o cerco cobrisse uma maior área. A primeira equipe prosseguiu por uma escadaria na parte baixa de uma igreja Católica, e a segunda equipe prosseguiu pela escadaria José Caetano da Silva.
A equipe, ao descer pela escadaria da igreja católica, identificou nove indivíduos ocupando um espaço vazio, um local notório entre os criminosos, referido como “Itália”. Pelo menos 3 indivíduos estavam portando armas de fogo, enquanto os outros seguravam bolsas com drogas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A equipe então repassou a informação via rádio para os militares da segunda equipe, que imediatamente foram até o beco que dá acesso ao terreno para realizar o cerco.
Tiroteio frenético
Enquanto a equipe realizava a aproximação, os traficantes perceberam a presença dos militares e efetuaram disparos na direção da primeira equipe, que revidou a injusta agressão, e assim teve início um tiroteio frenético.
Até que os criminosos cessaram o ataque e fugiram em todas as direções; três deles fugiram para um beco. Os três sujeitos que fugiram em direção do beco encontraram a segunda equipe e novamente teve início outro confronto.
Após cessados os disparos, dois indivíduos se deitaram no chão e gritaram “Perdi”, e se renderam. Os militares encontraram com um dos sujeitos uma pistola calibre 9mm, equipada com um carregador com capacidade para 17 munições, além de mais dois carregadores de pistola municiados com 17 munições. E com o outro sujeito a equipe da PM encontrou uma pistola calibre .40, equipada com um carregador com capacidade para 12 munições, municiada e carregada com 08 munições do mesmo calibre, além da quantia de R$ 400 em espécie.
Busca implacável
O terceiro indivíduo realizou “um parkour” e pulou o muro de uma casa na tentativa de fugir da abordagem, e em seguida, continuou pulando pelas residências, em direção à parte baixa do beco, e continuou a efetuar diversos disparos, dificultando o seu acompanhamento.
Um dos militares deu a volta pelas casas, até que conseguiu visualizar o caminho utilizado pelo terceiro indivíduo armado, assim o militar foi até o sujeito e conseguiu detê-lo.
Os militares, após controlarem a situação, realizaram buscas pelo trajeto do sujeito baleado, na tentativa de localizar a arma de fogo e outros materiais ilícitos, sendo encontrado um carregador de pistola alongado, calibre 9mm, com capacidade para 40 munições, municiado com 35 munições do mesmo calibre.
Durante o confronto, um cão aparentemente da raça pitbull, usado para intimidar e fazer a segurança de um dos traficantes, foi atingido e não resistiu.
Reforço em peso da Polícia Militar
Enfrentando um ambiente hostil, sob o controle do tráfico de drogas, com três suspeitos capturados e um ferido, os militares solicitaram apoio urgente. Diversas unidades, incluindo o suporte aéreo Harpia-NOTAER, foram mobilizadas para o local.
Uma das equipes que foi ao local para dar apoio foi atacada quando chegou próximo a uma área de mata, por dois indivíduos que estavam no meio da vegetação; um deles estava armado com um fuzil. O sujeito armado, ao ver os militares, efetuou diversos disparos em sua direção, que responderam à injusta agressão, e um breve tiroteio teve início.
Os militares, após controlarem a situação, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), já que havia três indivíduos baleados.
A equipe do SAMU realizou os primeiros socorros no local e levou os feridos até o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, sob escolta dos militares.
Os detidos alvejados permaneceram no hospital sob escolta, até que recebessem alta.
Por fim, os militares levaram os sujeitos detidos e todo material apreendido durante a ocorrência até a 1ª Delegacia Regional situada em Vitória. Ainda de acordo com os militares, alguns dos sujeitos detidos têm alta relevância para o tráfico de drogas do local; entre os detidos havia um dos gerentes do tráfico e seguranças.