A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, efetuou uma importante prisão nesta segunda-feira (13). O detido foi um dos irmãos gêmeos, Daniel Jockta de Oliveira, de 20 anos, acusado de ser o autor dos disparos no latrocínio que vitimou o comerciante chinês Weiming Li, de 48 anos.
O crime ocorreu em 10 de julho, no bairro Parque Residencial Laranjeiras, na cidade de Serra. A ação policial que levou o atirador para cadeia aconteceu no bairro Jardim Carapina, também na Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Detalhes da operação
Conforme apurado pelo Serra Noticiário, a equipe da DHPP Serra recebeu informações sobre a localização do foragido, montou um cerco na residência onde ele estava escondido no bairro Jardim Carapina.
O delegado titular da DHPP Serra Rodrigo Sandi Mori, coordenou pessoalmente a operação. Os agentes cercaram e capturaram rapidamente o suspeito quando ele tentou fugir pela janela ao notar a presença deles.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A DHPP Serra conduziu o acusado preso para a realização dos procedimentos legais em sua sede. Após a conclusão dos trâmites, ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV), permanecendo sob custódia da Justiça.
Relembrando o caso do lojista chinês
No dia do latrocínio, um veículo estacionou atrás do carro de Weiming Li e aguardou sua chegada por cerca de 20 minutos. Quando o comerciante apareceu, três homens desceram do carro. Um deles tentou render Li, com a intenção de realizar um sequestro relâmpago. Entretanto, o irmão gêmeo do homem que segurava a vítima reagiu atirando e baleou a vítima, causando sua morte no local.
O único item roubado no dia do crime foi o celular da vítima. A princípio, a investigação revelou que o planejamento do crime surgiu após um dos suspeitos, funcionário de uma pastelaria, informar aos irmãos sobre a situação financeira favorável da vítima.
Quadrilha baiana matou lojista chinês
Conforme relevou as investigações, descobriu-se que os criminosos faziam parte de uma quadrilha baiana especializada em sequestros relâmpagos, com histórico de envolvimento em outro sequestro no município de Aracruz.
Portanto, o Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) conduziu as investigações e identificou que o suspeito preso na segunda-feira foi o responsável pelo disparo fatal contra o empresário chinês Weiming Li.
Procura-se último foragido
O inquérito relacionado ao assassinato do empresário chinês Weiming Li foi concluído no dia 9 de outubro. Dos cinco envolvidos identificados no crime, quatro já estão sob custódia das autoridades. Portanto, resta apenas um foragido: Yonan Bonfim Santana, conhecido pelos apelidos “Binho” ou “Bino”, de 24 anos, apontado como o mentor intelectual do crime.
Polícia Civil revela que lojista chinês morto em Laranjeiras foi alvo de diferentes quadrilhas
Sabe de alguma coisa?
A Polícia Civil sempre destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia (181), que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas.