Na última sexta-feira (19), a EDP divulgou algumas dicas valiosas para os consumidores que irão comprar eletrodomésticos nesta Black Friday. A distribuidora então faz o alerta e chama atenção para a escolha cuidadosa de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos e a necessidade de seleção consciente para assegurar eficiência energética e segurança.
A empresa ressalta que consumidores devem procurar o selo Procel em dispositivos, garantindo que adquiram equipamentos que atendam a padrões de eficiência energética. Este selo é resultado de testes rigorosos realizados sob a égide do Inmetro.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
EDP divulga dicas e estratégias para economizar energia elétrica durante as altas temperaturas
A EDP aconselha os compradores a prestar atenção nas classificações de eficiência dos produtos, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“Ao identificar a classificação, o consumidor pode entender o consumo de energia do aparelho e tomar decisões mais conscientes na compra. Produtos com classificações A ou B são mais eficientes. É válido, ainda, considerar o consumo de energia, verificando as informações da etiqueta, como consumo anual e potência do aparelho. Essas ações ajudam a reduzir os custos da conta de energia, promovem a sustentabilidade e contribuem para a preservação do meio ambiente ao reduzir o consumo de energia elétrica”.
Adilson Herzog
Gestor da EDP
Além disso, Herzog adverte sobre a importância de manter a instalação interna da residência em bom estado de conservação e com as cargas bem dimensionadas nas tomadas. Emendas de fios feitas de forma incorreta, conexões frouxas, fios desencapados ou com isolamento comprometido pelo tempo e os benjamins (T’s) podem ocasionar sobreaquecimento da rede e a chamada fuga de corrente, que aumentam o consumo de energia. Além disso, trazem risco à segurança de todos, com possibilidade de curto-circuito e até de incêndio.
Para equipamentos de alto consumo energético, a EDP sugere a avaliação de um eletricista qualificado para prevenir sobrecargas. Recomenda-se revisão elétrica residencial a cada cinco anos.
Herzog reforça a importância de práticas cotidianas seguras para evitar acidentes e para o consumo consciente de energia. Dicas como apagar luzes desnecessárias e desconectar aparelhos inativos são simples, mas eficazes.