Nesta quarta-feira (29), os deputados, durante uma sessão ordinária híbrida, aprovaram a ampliação das idades limites para admissão na Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).
Com essa nova legislação, a idade máxima para ingresso no quadro de praças e oficiais combatentes passa de 28 para 30 anos, e para oficiais especialistas, como os da área da saúde e músicos, aumenta de 28 para 35 anos. Contudo, a idade mínima permanece em 18 anos na data de matrícula nos respectivos cursos de formação.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Essa mudança é parte do Projeto de Lei Complementar (PLC) 7/2023, proposto pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (PL).
O projeto, que altera a Lei 3.196/1978, o Estatuto da PM capixaba, obteve aprovação favorável da Comissão de Finanças, após ter sido avaliado pelas Comissões de Justiça e Segurança. Na elaboração final da proposta, a equipe acrescentou, então, três emendas significativas, buscando aprimorar o conteúdo da proposta.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Curso de Formação de Oficiais
Com relação ao Curso de Formação de Oficiais (CFO), agora militares da ativa da PM e dos Bombeiros podem se inscrever até os 35 anos na data da matrícula. O Delegado Danilo Bahiense, autor da matéria então, destacou a importância dessa alteração.
“Na Polícia Civil não tem idade. O policial pode entrar com 40, 50, 60 anos. Então essa idade, passando de 28 para 30 anos, auxilia e auxilia em muito as pessoas de fora que querem entrar na corporação.”
Delegado Danilo Bahiense
Deputado Estadual
Sendo assim, a atualização representa um marco significativo, oferecendo maiores oportunidades para aqueles interessados em fazer parte da PMES.
Presidente da ALES recebe comitiva da República Tcheca durante inauguração do consulado no ES