No mês de agosto de 2023, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), durante entrevista à TV Capixaba, já havia anunciado que iria interromper os serviços pediátricos de urgência e emergência nas UPAs para abertura da ala pediátrica no hospital Materno Infantil. A promessa anterior do prefeito era entregar tudo ainda no final do ano de 2023.
Na última quarta-feira (03), novamente durante entrevista, dessa vez ao Tempo Novo, Sérgio Vidigal anunciou novamente a mudança, porém de forma mais prudente, disse que irá fechar o atendimento pediátrico apenas nas UPAs de Carapina e Castelândia para poder abrir, ainda em janeiro deste ano, a ala pediátrica no hospital Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O prefeito prometeu a abertura do pronto atendimento pediátrico com capacidade de 7 mil atendimentos por mês, além de 56 leitos, 10 leitos de UTI e cirurgias eletivas. Enquanto as UPA’s de Carapina e Castelândia deverá ser apenas para atender os adultos.
Deputado promete acionar a justiça para manter atendimento das crianças nas UPAS
Neste último domingo (07), o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) fez uma publicação de um vídeo em sua rede social, questionando junto aos pais de crianças a nova medida do prefeito de abrir o pronto-socorro pediátrico 24h no Materno Infantil, mas encerrando a oferta desses serviços nas UPAs de Carapina e Castelândia. O deputado Pablo Muribeca anunciou com exclusividade à reportagem do Serra Noticiário que vai entrar na Justiça para impedir esse fechamento das UPAs.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Segundo Muribeca, a prefeitura vai prejudicar a população em vez de melhorar o atendimento, uma vez que o ideal é aumentar a oferta de serviços, tendo plenas condições de manter nas três UPAs e acrescentar o Materno Infantil.
“A crueldade e falta de gestão do Prefeito Sérgio Vidigal causam vergonha nos serranos, encerrar o atendimento de pronto-socorro pediátrico em Castelândia e Carapina e exigir das pessoas mais simples que se desloquem grandes distâncias nas madrugadas e finais de semana é definitivamente ignorar o sofrimento da população que anda de ônibus e mal tem o dinheiro da passagem. Vamos entrar na justiça para barrar essa imoralidade, não aceitaremos fechamento, queremos ampliação de serviço pediátrico na Serra, com o Materno e as três UPA’s abertas”. relatou o parlamentar.
Vídeo Instagram:
Tem medo de ser fiscalizado!
Muribeca ainda disparou que o Prefeito Sérgio Vidigal não firma parcerias com o Governo do Estado porque tem medo de ser fiscalizado pelo deputado, por isso entrou na Justiça para barrá-lo de fazer fiscalizações.
Sobre a briga judicial, Muribeca é enfático ao dizer que confia plenamente na Justiça, por isso recorreu e aguarda decisão. Ele afirma que o prefeito Sérgio Vidigal é frio com a dor da população e está comprando briga com a Assembleia Legislativa, pois o poder de fiscalização é, na verdade, um dever constitucional dos deputados estaduais, e que vai lutar até o fim para cumprir o papel para o qual foi eleito pelo povo.
O que diz o Prefeito Sergio Vidigal?
A reportagem procurou Sérgio Vidigal para oferecer a oportunidade ao prefeito da Serra de se manifestar após o deputado Pablo Muribeca prometer acionar a justiça para impedir o fechamento do atendimento pediátrico nas UPAs. Além disso, o parlamentar também disse que o prefeito tem medo de ser fiscalizado por ele. Porém, até o momento da publicação, não houve retorno. Em caso de resposta, o texto será atualizado.