O Espírito Santo está avançando em direção à sustentabilidade e segurança hídrica com um projeto inovador. Isso porque, o Governo Estadual, em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento (SEDES) e a Companhia de Saneamento Espírito-santense (CESAN), planeja implementar uma usina de dessalinização. Esta iniciativa é parte da Carteira de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do estado.
Governo estadual quer implementar usina de dessalinização no ES
Validada pelo Conselho Gestor do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), a proposta visa criar uma fonte alternativa de abastecimento de água. Assim, ela beneficiará não apenas a Região Metropolitana da Grande Vitória, mas também os municípios de Anchieta e Aracruz.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (PSDB), ressaltou a importância do projeto. Ele prevê uma usina capaz de converter 1.100 litros de água salgada em água doce por segundo. Isso será suficiente para abastecer uma cidade de mais de 550 mil habitantes, impulsionando a economia local e garantindo água de qualidade.
“Nossa expectativa é de que possamos ter uma usina no Espírito Santo com capacidade para 1.100 litros convertidos de água salgada para água doce por segundo, com volume compatível para abastecer uma cidade com mais de 550 mil habitantes. Ou seja, estamos investindo em alternativas hídricas que possibilitem água de qualidade para consumo humano e para abastecer a indústria, a nossa economia, que é geradora de emprego e oportunidade. Mais do que preocupado, nós estamos trabalhando para gerar iniciativas”
Ricardo Ferraço
A princípio, o edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) está previsto para ser lançado no primeiro semestre deste ano. O PMI permitirá que empresas interessadas apresentem estudos de viabilidade para o projeto dessa usina de dessalinização.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Usina irá beneficiar a economia e também a preservação ambiental no estado
Além disso, Munir Abud, presidente da CESAN, destacou a usina de dessalinização como um marco no saneamento capixaba. Já que, a iniciativa visa não apenas atender às necessidades imediatas de abastecimento, mas também se alinha com uma visão de sustentabilidade ambiental para o futuro. A tecnologia usada na usina minimizará a pressão sobre os mananciais naturais.
Para entender melhor a implementação e o sucesso de projetos semelhantes, Ricardo Ferraço e Munir Abud visitaram o Chile em novembro de 2023. Eles estudaram a usina de dessalinização no deserto de Atacama, que utiliza água do Oceano Pacífico para abastecer residências locais.
Por fim, representantes da empresa espanhola GS Inima já mostraram interesse no projeto, protocolando um documento de Manifestação de Interesse Privado (MIP) na Sedes. Com a publicação do edital de PMI, outras empresas também poderão propor estudos de viabilidade, ampliando as possibilidades para essa iniciativa pioneira no Espírito Santo.
O Serra Noticiário continua acompanhando a agenda do Governo Estadual e trará mais informações assim que possível.