Nesta última segunda-feira (08), uma ação fiscalizatória foi realizada por parlamentares no galpão do Arquivo Geral Municipal da Prefeitura de Serra, situado no bairro Residencial Centro da Serra. O deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), juntamente com os vereadores Darcy Junior (PRD) e Anderson Muniz (Podemos), conduziu as fiscalizações e encontrou leite estocado de forma irregular no local.
Durante a inspeção, originada de uma denúncia anônima, os parlamentares identificaram que o local, destinado ao arquivamento de documentos, estava sendo utilizado para armazenar leite em pó e leite UHT de maneira irregular. De acordo com os parlamentares, o galpão apresenta condições desfavoráveis para a guarda de alimentos, incluindo:
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
- Falta de adequação do espaço para armazenamento de alimentos.
- Caixas de leite próximas à data de vencimento.
- Acúmulo de poeira e presença de papeis antigos.
- Temperatura elevada, inadequada para a conservação de produtos lácteos.
Suspeitas e ações dos parlamentares
Há suspeitas de que o leite armazenado no Arquivo Geral Municipal pudesse ser destinado às escolas do município. Diante das constatações preocupantes, os parlamentares acionaram a Vigilância Sanitária para uma avaliação detalhada da situação e para a tomada de medidas cabíveis.
Implicações e próximos passos
Após a descoberta, os parlamentares levantaram questões sobre a gestão de recursos e a segurança alimentar no município. A Vigilância Sanitária deverá investigar não apenas as condições de armazenamento, mas também a origem e o destino planejado para os produtos lácteos. Dependendo dos resultados da investigação, podem ser necessárias ações corretivas para garantir que tais práticas não se repitam.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Vídeo Instagram SN:
O que diz a Prefeitura da Serra?
A reportagem do Serra Noticiário procurou a Prefeitura da Serra para responder a nossos questionamentos sobre essas preocupantes descobertas, tais como: se a prefeitura está ciente desta situação, quais medidas estão sendo tomadas para investigar e resolver o problema, e se existe algum posicionamento oficial da prefeitura sobre o uso do Arquivo Geral Municipal para armazenamento de alimentos.
Por meio de nota, a Prefeitura da Serra reagiu, imputando crimes de difamação e calúnia à ação dos parlamentares, além de enviar um relatório elaborado pela Vigilância Sanitária do município.
“Essa é mais uma ação política eleitoreira, onde tentam difamar e caluniar a gestão da Prefeitura da Serra. A Vigilância Sanitária esteve no local após receber a denúncia e não detectou nenhuma irregularidade, conforme o laudo em anexo.”
Relatório da Vigilância Sanitária
Na conclusão do relatório, os agentes da Vigilância Sanitária da Serra relataram que não encontraram danos aos alimentos, incluindo leite em caixa e leite em pó, encontrados no local. No entanto, contrariando a nota enviada pela Prefeitura da Serra, alegaram que, por se tratar de um ambiente adaptado, foi solicitada a adequação dos produtos.
Dessa forma, a equipe responsável mobilizou-se prontamente para transferir os produtos para um local apropriado, até que sejam enviados diretamente às escolas. O Serra Noticiário segue acompanhando o caso.