Na tarde desta terça-feira (09), a Polícia Civil, em parceria com a equipe técnica da concessionária EDP, realizou uma operação em uma fábrica de usinagem especializada na produção de peças industriais e mecânicas, localizada no bairro Arlindo Angelo Villaschi, na cidade de Viana.
Durante a inspeção, os peritos identificaram um “Gato” (ligação clandestina na rede elétrica), confirmando o furto de energia elétrica pela empresa.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A Divisão Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio de Vitória liderou a investigação. Os policiais civis encaminharam o responsável pela fábrica para a sede da Divisão, onde ele foi submetido a procedimentos legais. Assim, a equipe da EDP desfez o “Gato”.
Furto de energia é crime e dá Cadeia
Furtar energia elétrica é um crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa. O infrator enfrentará não apenas as consequências legais, mas também a obrigação imposta pela ANEEL de arcar com os custos do consumo não registrado e as despesas administrativas pertinentes.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Quem Paga a Conta?
O furto de energia não só é ilegal, mas também gera consequências negativas para todos os usuários da rede de energia. Conforme informações da ANEEL, o custo da energia consumida de forma irregular é parcialmente repassado para os consumidores.
Além disso, tais práticas ilegais podem provocar sobrecargas na rede elétrica, resultando em interrupções do fornecimento, danos a equipamentos elétricos e declínio na qualidade da energia fornecida.
Inscrições prorrogadas: chamada Pública da EDP para projetos oferece R$ 7 milhões