Na quarta-feira (10), a EDP, distribuidora de energia no Espírito Santo, revelou os resultados de suas iniciativas contra o furto de energia em 2023. As ações, conduzidas em todo o estado, resultaram na recuperação de aproximadamente 69 GWh de energia, quantidade capaz de abastecer a cidade de Domingos Martins durante um ano.
Conforme a EDP, a empresa atingiu este marco inspecionando mais de 42.500 instalações em todo o estado, onde identificou irregularidades, incluindo manipulações e desvios nos medidores. Dessa forma, a EDP estendeu estas operações pelos 70 municípios de sua área de concessão.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Empresa investiu em tecnologia de ponta
Ainda de acordo com a EDP, seu sucesso veio de investimentos em tecnologia avançada. Algoritmos de inteligência artificial e ferramentas estatísticas analisam padrões de consumo para identificar possíveis irregularidades.
Dessa forma, a abordagem das equipes especializadas, equipadas com tecnologia de ponta, permitiu que elas realizassem inspeções mais precisas e efetivas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Perigos e riscos em realizar “Gatos” na energia
A EDP ressalta a importância do manuseio seguro da rede elétrica, exclusivo a profissionais qualificados. As conexões ilegais representam riscos significativos e causam prejuízos financeiros, já que os custos do furto de energia são distribuídos entre todos os consumidores.
Conforme o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia é crime, sujeito a reclusão de um a quatro anos e multa. Infratores também enfrentam cobranças retroativas pela energia consumida irregularmente e custos administrativos, conforme as diretrizes da Resolução Aneel.
A prática ilegal de furto de energia não é apenas criminosa, mas também perigosa, podendo resultar em graves acidentes. A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) identifica as ligações clandestinas como a quarta maior causa de mortes relacionadas à eletricidade no Brasil. Elas aumentam o risco de sobrecargas na rede, prejudicando o fornecimento de energia e causando danos a equipamentos elétricos.
Canais de atendimentos da EDP
Sendo assim, para combater o furto de energia, a EDP incentiva a população a denunciar irregularidades (lembrando que o furto de energia é dividido pelos consumidores).
- Site da EDP Online: www.edponline.com.br
- Aplicativo da EDP: o App pode ser baixado por este link: App EDP Online
- WhatsApp EDP: (27) 99772-2549
- Central de atendimento por telefone: (0800 721 0707)
- Agências de atendimento presencial
A empresa garante sigilo total e rápida resposta às denúncias.
Saiba mais sobre a EDP
A EDP no Brasil é uma empresa do Grupo EDP, presente no país há mais de 27 anos. Com mais de 12 mil funcionários, a EDP atua em vários segmentos do setor energético, incluindo geração, transmissão, distribuição, comercialização, além de desenvolver e manter ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde.
A empresa foi eleita a mais inovadora do setor elétrico pelo quarto ano consecutivo em 2023, liderando o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 por dois anos.
Polícia Civil em conjunto com a EDP descobre furto de energia em fábrica da Grande Vitória