Nesta quarta-feira (17), o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) e os vereadores Darcy Júnior (PRD), Anderson Muniz (Podemos), Alex Bulhões (PMN) e Prof. Artur Costa (Solidariedade) receberam denúncias preocupantes sobre a escassez de medicamentos, incluindo o antibiótico Amoxicilina, na rede pública municipal de saúde da Prefeitura de Serra.
No vídeo publicado nas redes sociais, um jovem com o braço enfaixado relata a impossibilidade de adquirir o antibiótico Amoxicilina, na unidade de Saúde de Caçaroca, na região de Serra-sede. Em seguida, aparece uma atendente da unidade de saúde informando que esse seria o único medicamento em falta e alegou que a falta é geral, até nas farmácias privados. Essa denúncia chamou a atenção dos parlamentares para o problema.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O relato do jovem evidencia as dificuldades enfrentadas pela população para obter remédios essenciais, afetando diretamente o acesso à saúde pública. Sendo assim, o deputado Pablo Muribeca e os vereadores realizaram uma visita a uma farmácia privada na região de Serra-sede, onde constataram a disponibilidade do medicamento Amoxicilina, vendido a R$103,00.
De fato, essa disparidade na disponibilidade do medicamento em estabelecimentos públicos e privados destaca as desigualdades no acesso à saúde, especialmente para a população de baixa renda.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Diante dessa situação, o Deputado Pablo Muribeca expressou sua indignação e enfatizou a necessidade de uma investigação detalhada para compreender as causas da falta de medicamentos nas redes públicas. Ele também fez um apelo aos moradores da Serra para que denunciem casos semelhantes, visando fortalecer a representação popular e dar voz às necessidades da comunidade.
Por fim, Muribeca reiterou seu compromisso em buscar soluções para assegurar que todos tenham acesso a medicamentos essenciais sem enfrentar custos proibitivos. “Nosso gabinete do deputado está aberto para receber mais informações e denúncias sobre a situação, reforçando a importância de um sistema de saúde eficiente e acessível para todos os cidadãos da Serra.” disse Pablo Muribeca.
Vídeo Instagram SN:
O que diz a Prefeitura da Serra?
Diante desta grave denúncia de escassez do antibiótico Amoxicilina na rede pública municipal de saúde do município, encaminhamos o caso à Prefeitura da Serra, questionando: qual é a situação atual do estoque de Amoxicilina e outros medicamentos essenciais na rede pública de saúde da Serra; quais medidas estão sendo tomadas para resolver a escassez desses medicamentos; e se existe algum plano de ação para prevenir futuras faltas e garantir o acesso contínuo a medicamentos essenciais para a população. Porém, até o momento da publicação, não houve retorno. Em caso de resposta, o texto será atualizado.
Atualização da Prefeitura da Serra
Após a publicação do caso, a Prefeitura da Serra por meio da Secretraria de Saúde da Serra informou que possui índice de abastecimento de medicamentos de 97,40%, ou seja, garante a disponibilidade de quase 100% dos medicamentos nas farmácias do município, acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A denúncia sobre o Amoxicilina não procede, além deste medicamento, encontra-se disponível para dispensação nas farmácias Amoxicilina 500mg cápsula e suspensão 250mg/5ml; Azitromicina 500mg comprimido; Cefalexina 500mg comprimido; Ciprofloxacino 500 mg comprimido; Norfloxacino 400 mg comprimido; e Sulfametaxozol + Trimetroprina 400 + 80 mg comprimido.
Prefeitura da Serra