Na tarde do último domingo (21), uma guerra de chup-chup ou podendo também ser chamado de sacolé, evento realizado por crianças e adolescentes, assustou os moradores da região de Porto Canoa na cidade da Serra.
A brincadeira, conhecida como “guerra de sacolé”, consiste em um confronto onde os envolvidos enchem sacos de sacolé com tinta, água com corante ou simplesmente água, e se enfrentam, jogando os sacos com líquidos uns nos outros.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Origem da guerra
Este evento, que começou no Rio de Janeiro como uma brincadeira, já tomou ares criminosos. Além de relatos de guerras de sacolé que terminaram em agressões há relatos dos envolvidos começaram a trocar água potável por água contaminada do esgoto, urina ou por objetos cortantes com a intenção de machucar os adversários.
O que começou como um passatempo inofensivo, agora evoluiu para tumultos e episódios de desordem e agressões que geralmente assustam os moradores locais.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Guerra em Porto Canoa
No último domingo, grupos de jovens, muitos com rostos cobertos, foram vistos se enfrentando nas ruas principais de Porto Canoa. A prática, comumente organizada online, atingiu um novo patamar de gravidade.
Já que moradores locais relataram que as brincadeiras desencadearam ameaças e agressões, e que não foram só saquinhos de plástico que foram usados. De acordo com os moradores, alguns jogaram paus e pedras contra os rivais e houve muitos adolescentes feridos.
Confrontos em 2023
Este fenômeno não é novo na cidade. A reportagem do Serra Noticiário cobriu um incidente semelhante em abril de 2023. Em um dos confrontos no bairro de Jardim Carapina, na Serra, jovens lançaram sacolés que acertaram uma viatura da Polícia Militar. Na ocasião, os militares fizeram com que os envolvidos lavassem a viatura e moradores locais registraram em vídeo o ocorrido.
Vídeo: viatura da PM é lavada após ser alvo durante guerra de chup-chup em Jardim Carapina