Nesta segunda-feira (22), a Grande Vitória amanheceu com a paralisação nos serviços de limpeza urbana. Trabalhadores que atuam na coleta do lixo dos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Guarapari, reivindicam melhores salários e condições de trabalho, levando à decretação de greve.
Trabalhadores do serviço de limpeza fazem greve na Grande Vitória
A princípio, o SINDILIMPE, sindicato que representa a categoria, coordenou o movimento após a falta de acordo com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (SELURES). A principal reivindicação é um aumento salarial de 15% e um tíquete de alimentação linear de R$ 1 mil, sem descontos em diferentes situações.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Durante o movimento grevista, será mantido um percentual mínimo de atividade, com 30% dos trabalhadores realizando serviços essenciais. A greve, conforme anunciou o SindiLimpe, perdurará até que as demandas recebam a atenção devida.
Protestos e perspectivas de negociações
Os trabalhadores demonstraram seu descontentamento através de uma caminhada de protesto desde o bairro Gurigica, em Vitória, até o Palácio Anchieta. Está prevista para terça-feira (23) uma nova conversa com o SELURES, na busca de uma solução para o impasse.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O SELURES se pronunciou sobre a greve, enviando uma nota pública aos meios de comunicação. A nota na íntegra está logo abaixo. O Serra Noticiário continua acompanhando de perto a situação, atualizando as informações conforme se desenvolvem.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará mais informações assim que possível.
Nota Pública SELURES
“O Sindicato Estadual das Empresas de Limpeza Urbana do Espírito Santo (Selures) vem publicamente informar que, devido à Assembleia de Negociação Salarial do Sindicato dos Trabalhadores (Sindilimpe), realizada na manhã desta segunda-feira (22), os serviços de limpeza foram prejudicados nos municípios da Grande Vitória.”
“O Selures reafirma sua posição ao público e esclarece que continuará buscando um acordo para o impasse instalado. A associação patronal gostaria de informar que solicitou mediação ao Ministério do Trabalho (MT-ES), marcada para acontecer nesta terça-feira (23).”
“O Selures convoca os trabalhadores para que continuem exercendo as suas funções, essenciais para a manutenção da ordem pública, garantindo a saúde da população, especialmente neste período em que são comuns as fortes chuvas de verão.”