No dia 2 de agosto de 2023, a Prefeitura da Serra anunciou o cancelamento do concurso público de edital número 001/2020, aberto ainda em 2020. A decisão veio após uma investigação do Ministério Público do ES, que apontou indícios de irregularidades.
Ainda em dezembro, o Serra Noticiário já havia trazido reclamações de candidatos que não estavam conseguindo efetuar o reembolso. No entanto, mais de um mês se passou, e boa parte das pessoas ainda não tiveram seu dinheiro de volta.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Candidatos cobram reembolso da taxa de inscrição em concurso cancelado pela Prefeitura da Serra
Candidatos ainda permanecem sem o reembolso do dinheiro
Após o cancelamento do concurso, a Prefeitura prometeu reembolsar os valores das inscrições pagas pelos candidatos. As taxas variavam entre R$ 65,00 para nível médio e R$ 95,00 para nível superior.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
No entanto, a redação do Serra Noticiário recebeu denúncias de candidatos, incluindo uma moradora da Serra, afirmando que ainda não receberam a devolução do dinheiro até a data de hoje, 27 de janeiro. Esses candidatos seguiram o processo estipulado pela Prefeitura para solicitar o reembolso. Inclusive, uma candidata entrou em contato bem apreensiva, dizendo que temia que esse caso morresse, e que ela e outros candidatos ficassem sem o seu reembolso.
De acordo com o decreto n° 4.973, os candidatos tinham 60 dias, a partir de 2 de agosto, para requerer a devolução. A Prefeitura, por sua vez, deveria efetuar o reembolso dentro de um prazo similar de 60 dias. Dessa forma, o prazo de 60 dias já se esgotou há muito tempo, e o dinheiro não retornou para diversos candidatos.
Mais de 53 mil pessoas se inscreveram no concurso, e a frustração é palpável entre os que ainda não receberam o dinheiro de volta, apesar de terem cumprido todos os requisitos.
Prefeitura da Serra alegou inconsistências de dados dos candidatos
Ainda em dezembro, quando o Serra Noticiário questionou a Prefeitura da Serra sobre o caso, a gestão respondeu às denúncias, explicando que, embora os pagamentos tenham sido enviados ao banco, alguns retornaram devido a inconsistências nas informações dos candidatos. A prefeitura alertou que equipe responsável estava avaliando como resolver essas questões e prometeu divulgar as providências a serem tomadas.
Uma candidata que se inscreveu no concurso mostrou uma resposta que vem recebendo do e-mail de devolução da Prefeitura da Serra. Segundo ela, as respostas são as mesmas, tanto por WhatsApp quanto por e-mail.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Sendo a assim, diante de mais denúncias, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra. Em nota, questionamos o motivo desses candidatos ainda estarem sem reembolso. Em seguida, questionamos se havia algum prazo para que todas as devoluções ocorressem. No entanto, até o momento desta publicação não obtivemos respostas. O Serra Noticiário permanece no aguardo de uma resposta da prefeitura.