Na tarde da última segunda-feira (29), equipes da Polícia Militar prenderam três sujeitos e apreenderam um adolescente após um roubo de carro que terminou com perseguição, troca de tiros, invasão de residências e uma família feita refém. Os militares realizaram as capturas dos criminosos no bairro Serra Dourada, no município da Serra.
De acordo com os militares que participaram da ação, a equipe recebeu informações via CIODES sobre um roubo de carro que havia ocorrido no bairro de Novo Porto Canoa, na rua Igreja Católica.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Vítima da quadrilha
Assim, de posse das informações, a equipe da PM foi até o local. Durante o patrulhamento, a equipe encontrou a vítima em Serra Dourada II. A vítima se identificou e disse ser motorista de aplicativo, e informou que quatro sujeitos armados roubaram seu veículo, um modelo Chevrolet Prisma.
Perseguição alucinante
Ainda de acordo com a vítima, os assaltantes estavam ainda no bairro. Os militares iniciaram as buscas e, a poucos metros, avistaram o veículo. Os militares iniciaram a perseguição e deram ordem de parada, que foi ignorada pelos assaltantes.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Neste momento, os assaltantes, em alta velocidade, iniciaram a fuga em direção ao local conhecido como Pantanal, área conhecida pelos militares por apreensão de entorpecentes e atividades criminosas.
A perseguição continuou até que a equipe conseguiu se aproximar do veículo roubado na Avenida Belo Horizonte, em Serra Dourada I, sentido bairro Porto Canoa.
Neste momento, os assaltantes abriram fogo contra os militares, acertando um disparo no retrovisor da viatura, a poucos centímetros da cabeça de um dos militares. A equipe, sem escolha, revidou a injusta agressão, realizando disparos contra a quadrilha. A equipe da PM, para evitar que os disparos ou um acidente vitimasse um morador do bairro, decidiu continuar a perseguição, mantendo uma certa distância.
Além disso, a equipe emitiu um alerta via rádio, já que a perseguição escalava a cada momento e se tornava mais perigosa para a equipe e para a comunidade local, já que o sujeito que dirigia o carro roubado realizou diversas manobras perigosas, colocando em risco a vida de moradores que estavam nas proximidades.
Invasões e reféns
Novamente, os criminosos efetuaram diversos disparos contra os militares. Então, neste momento, a equipe perdeu o contato visual com a quadrilha, mas continuou a perseguir o rastro dos sujeitos até que encontrou o veículo com as portas abertas e abandonado no meio da rua.
Nesse momento, outras equipes da PM chegaram ao local e, com base em informações dos moradores locais, a equipe chegou a uma residência próxima, onde suspeitavam que os criminosos estivessem escondidos.
A casa caiu
Na casa, a polícia encontrou dois indivíduos, ambos de 20 anos. A equipe deu voz de prisão, mas os sujeitos resistiram, com isso os militares tiveram que entrar em luta corporal com eles até que os imobilizaram e os prenderam. Com eles, a equipe encontrou uma pistola calibre .380 e outra arma de fabricação semi-industrial carregada, calibre 9mm.
Enquanto as equipes realizavam a prisão dos sujeitos, receberam informações de que os outros dois criminosos haviam invadido outra residência. Então, quando a equipe foi até a casa, ouviu o que parecia ser uma criança pedindo socorro e imediatamente invadiram. Lá, encontraram uma família no sofá com o pai tapando os olhos e a boca de seu filho de 4 anos para que ele não visse que os criminosos estavam armados, além de evitar que seu filho gritasse, e ao seu lado, sua irmã em estado de choque.
A equipe continuou as buscas e, em outro cômodo da casa, encontrou os outros dois sujeitos, um de 26 e outro, um adolescente de 17 anos. Eles se recusaram a se entregar e tentaram agredir os militares. Então, durante a luta na tentativa de fugir, um dos sujeitos destruiu alguns móveis da casa, até que a equipe da PM conseguiu imobilizar e deter os criminosos.
Com os dois sujeitos foram apreendidas uma submetralhadora de fabricação caseira, carregada com 29 munições calibre 9mm, uma faca, 13 pinos de cocaína, além de celulares que os sujeitos tentaram esconder sobre um guarda-roupa do cômodo.
Além disso, dentro do veículo que havia sido roubado, foram encontradas cápsulas deflagradas, uma touca ninja, além de um chapéu tipo australiano que tem sido utilizado em roubos para que os indivíduos possam esconder seus rostos.
Resultado da ocorrência
Por fim, todos os sujeitos foram capturados e foram entregues, junto com os materiais apreendidos, à Delegacia Regional de Serra.
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Polícia Civil, que informou que o adolescente de 17 anos foi autuado por ato infracional análogo aos crimes de roubo qualificado, tentativa de homicídio qualificada, desobediência, desacato, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Em seguida, a equipe de segurança o encaminhou ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (CIASE).
Os outros três assaltantes, adultos, foram autuados em flagrante por roubo qualificado, tentativa de homicídio qualificada, desobediência, desacato, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Todos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV). Um dos sujeitos de 26 anos era procurado pela justiça e contra ele havia um mandado de prisão em aberto, que foi cumprido.