Na última sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (SEMMA), através do Departamento de Saneamento Ambiental (DAS), publicou um relatório de balneabilidade (qualidade da água), identificando 16 pontos nas praias da Serra que são seguros para o banho de mar.
A avaliação é conduzida semanalmente por meio da coleta de amostras de água em vários pontos, com subsequente análise laboratorial para determinar a presença de coliformes. Portanto, este relatório será válido até a próxima sexta-feira, 23 de fevereiro. De acordo com a SEMMA, o estudo incluiu 22 locais distintos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Praias impróprias para o banho
Dessa forma, entre os pontos avaliados, seis foram classificados como impróprios para banho. Estes incluem a foz do Rio Reis Magos, Nova Almeida II (próximo ao Cerimonial da Orla), Barrote (na Praia de Jacaraípe), foz do Irema, Córrego Maringá e Lagoa de Carapebus.
- Ponto 1 – Rio Reis Magos
- Ponto 3 – Nova Almeida II
- Ponto 7 – Jacaraípe II – Barrote
- Ponto 11 – Foz do Irema
- Ponto 15 – Córrego Maringá
- Ponto 24 – Lagoa Carapebus
Para informar os banhistas, placas indicativas foram instaladas nos pontos de coleta, esclarecendo sobre a qualidade da água em cada local. Além disso, o relatório completo está disponível para consulta no seguinte link: (Balneabilidade das Praias da Serra)
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O Departamento de Saneamento Ambiental aconselha, então, que os banhistas respeitem as orientações do relatório de balneabilidade, evitando entrar no mar em locais classificados como impróprios. O contato com a água nestas áreas pode representar riscos à saúde.
Recomendações
- Manter distância de rios e córregos que desembocam nas praias.
- Evitar áreas próximas à foz de rios e córregos, especialmente após chuvas intensas.
- Prevenir a ingestão de água do mar, sendo especialmente cuidadoso com crianças e idosos.
Atenção Morador: Serra Mais Cidadã tem data alterada devido às chuvas na cidade