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Idosa denuncia dificuldade em conseguir atendimento médico em posto de saúde da Serra

A idosa de 62 anos compareceu ao posto de saúde em dois horários do dia, e após horas de espera, voltou para casa sem atendimento

Imagens internas do posto de saúde em Porto Canoa

Na manhã da última terça-feira (05), a reportagem do Serra Noticiário recebeu imagens e vídeos sobre a situação no posto de saúde em Porto Canoa. Uma idosa de 62 anos mostrava a superlotação do local após tentar atendimento médico duas vezes e acabar desistindo.

Idosa volta para casa sem atendimento médico duas vezes em Porto Canoa

A reportagem entrou em contato com essa paciente, moradora de Porto Canoa. Ela conta que precisa de medicamentos do posto e na terça-feira precisou ir agendar uma consulta. Na primeira tentativa, por volta de 9h da manhã.

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Porém, por volta de 11h, vendo a demora do atendimento, a idosa resolveu voltar para casa. Na segunda tentativa, às 13h, ela ainda permaneceu por mais duas horas na fila, mas sem sucesso. Em apenas um dia, ela tentou atendimento duas vezes e não conseguiu. Diante disso, a reportagem procurou a Prefeitura da Serra.

Nesta quarta-feira (06), a reportagem entrou em contato com a moradora para saber se havia conseguido o atendimento. Segundo ela, na terceira tentativa, hoje de manhã, ela finalmente conseguiu ser atendida e agendar suas consultas.

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Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra

Na terça-feira, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra junto à Secretaria de Saúde, para repassar essas denúncias e questionar o motivo dessa superlotação no posto de saúde de Porto Canoa. Em nota, questionamos quais medidas para solucionar esses problemas e evitar que eles se repitam.

A assessoria da Prefeitura da Serra respondeu e pediu os dados da idosa que fez a denúncia para analisar o caso. Por fim, a Secretaria de Saúde respondeu que:

“A Secretaria de Saúde informa que a paciente esteve no dia 01 de janeiro da unidade para consulta e participa de um programa da Atenção Básica, então seu retorno é marcado automaticamente após o atendimento clínico. Sua próxima consulta é no dia 18 de março.

A Secretaria de Saúde da Serra também esclarece que a oferta de exames de alta complexidade não é uma responsabilidade dos municípios. Mas a solicitação da paciente foi encaminhada desde de outubro de 2023 para o Governo do Estado, responsável por ofertar o exame de desometria óssea duo energética de coluna. Na base da Regulação Estadual, o pedido está autorizado, porém aguarda agendamento.

Vale ressaltar que no momento, os serviços nas unidades básicas e nos equipamentos de urgência e emergência têm sido impactados pelo aumento de doenças sazonais comuns no período como infecções intestinais do trato respiratório, entre elas a Covid-19, que apresenta aumento em todo o Espírito Santo; e dengue, cujo aumento de casos em todo território capixaba levou o Governo do Estado a declarar Situação de Emergência.

Como forma de ampliar os atendimentos, no momento todas as unidades de saúde da Serra atendem com demanda livre para o público infantil, e as URS Valparaíso, Feu Rosa e Jacaraípe reforçaram o atendimento pediátrico até as 19 horas.

Vale lembrar que para reforçar o atendimento aos pacientes com sintomas da doença, também foi instalado um ponto de hidratação na URS Valparaíso, que funciona das 7 às 19 horas, todos os dias, inclusive feriados, e novos pontos de hidratação serão abertos. Também há ponto de hidratação na URS Novo Horizonte, funcionando de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas.”

O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.

Vídeo YouTube SN:

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