Nesta semana, ocorreu a terceira edição de 2024 do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) na cidade da Serra. O evento, com o propósito de divulgar dados, coordenar estratégias e buscar soluções para a segurança pública, reuniu representantes dos setores público municipal e estadual.
A Secretaria de Defesa Social (SEDES) organizou o encontro, onde o Observatório de Segurança Pública e Informações Estratégicas da Serra (OSPIE) divulgou dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP). Estes dados comparam os meses de janeiro a fevereiro de 2023 e 2024.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Redução de crimes na Grande Vitória
De acordo com a SESP, houve uma marcante redução de 19,18% nos crimes contra o patrimônio. Pela primeira vez, todas as categorias de crimes registraram diminuição, destacando-se a queda em roubos em estabelecimentos comerciais (-28,6%), crimes informáticos (-52,7%) e furtos e roubos em transporte coletivo (-34,1% e -48,4%, respectivamente). Serra se sobressaiu na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) com a maior redução nesse índice.
Ainda conforme a SESP, outras categorias também mostraram declínio, como estelionato/fraude (-8,5%); roubo a pessoas em vias públicas (-27,7%); furto em estabelecimentos comerciais (-1,4%); furto em residências e condomínios (-18%); furto a pessoas em vias públicas (-2,3%); e roubo em residências e condomínios (-40%).
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A queda no furto e roubo de veículos também foi notável, com -4,9%. De janeiro a fevereiro deste ano, recuperaram-se 146 veículos. Além disso, a redução de 20,9% no furto e roubo de aparelhos telefônicos foi relevante. Segundo a Sesp, o horário mais comum para esses crimes é às 20h.
Na segurança de trânsito, os números também são encorajadores. Comparando janeiro e fevereiro de 2023 com o mesmo período em 2024, os acidentes de trânsito caíram de 490 para 355, uma redução de -27,6%. As fatalidades em acidentes de trânsito também diminuíram em 50%.
Durante este período, a Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) executou 5.259 ações preventivas e atendeu 5.455 ocorrências pela cidade.
Serra registra queda histórica de 50% no número de vítimas fatais no trânsito da cidade