Nesta terça-feira (19), a Prefeitura da Serra anunciou que o aplicativo Colab recebeu uma atualização que trará mais facilidades para a população que precisar realizar denúncias à vigilância sanitária.
Conforme a Prefeitura da Serra, os cidadãos que acessarem o aplicativo Colab a partir de agora podem escolher entre 16 diferentes tipos de denúncias anônimas a serem enviadas para a vigilância sanitária. Sendo assim, esta funcionalidade ampliada permite que qualquer pessoa denuncie irregularidades de forma mais simples e rápida, facilitando o atendimento.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Rodrigo Brandão, gerente da Vigilância Sanitária, destacou a importância da atualização. “Antes dessa mudança, o cidadão tinha apenas a opção com o nome vigilância, sem detalhar os tipos de denúncia”, explicou Rodrigo.
Lista disponíveis no Colab – Vigilância Sanitária
- Higiene inadequada
- Venda de produtos vencidos
- Dispensação de medicamentos sem prescrição
- Alimentos impróprios para consumo
- Produtos irregulares
- Deficiências em serviços de saúde
- Irregularidades em academias
- Consultórios não conformes
- Estética irregular
- Ausência de responsável técnico
- Infestações de pragas urbanas
- Descarte inadequado de resíduos de saúde
- Qualidade da água
- Condições de trabalho insalubres
- Comércio ilegal de medicamentos
- Transporte irregular de produtos
Além disso, há opções de mais 60 serviços diferentes que o cidadão pode solicitar ou denunciar, tornando-se uma ferramenta prática para interações entre a população e a administração municipal.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Para ter acesso aos serviços, basta baixar o aplicativo Colab em sua loja de aplicativos ou pelo link: (colab.re)
Como o aplicativo funciona
Ainda conforme a Prefeitura da Serra, o funcionamento é simples: se um morador encontrar um problema, como um buraco na rua, ele pode fotografar e detalhar a situação e o local no aplicativo. A prefeitura então, recebe a informação, encaminha para o departamento responsável, que programa a ação de reparo. E logo após o reparo, a prefeitura informa o cidadão sobre a conclusão do serviço.