Na última terça-feira (19), a Corregedoria da Guarda Municipal Serra, sob comando da agente corregedora Luiza Alves Ribeiro, publicou no diário oficial o resultado do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os agentes Dias e Chabudé. Logo após eles declararem apoio ao pré-candidato a prefeito, Pablo Muribeca (Republicanos), o principal opositor da atual gestão do prefeito Sergio Vidigal (PDT).
Conforme consta na publicação do diário oficial, a comissão da corregedoria que analisou a denúncia concluiu que os agentes “desrespeitaram os companheiros de trabalho, superior ou não”, sendo que conduta classificada como “Grave”, no código de conduta da Guarda da Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
No mesmo dia da divulgação da punição de 30 dias para o Agentes Dias e 25 dias para Chabudé. O agente Dias publicou um reels anunciando a punição aos seus seguidores, o vídeo já possui mais 270 mil visualizações.
Vídeo Instagram:
Dias publicou um vídeo explicando o motivo da sua punição
Nesta quarta-feira (20), em um segundo vídeo, em tom de desabafo sobre o caso. O agente Dias, juntamente com seu parceiro Chabudé, revelou terem sido suspensos por 30 dias da guarda municipal, sem direito a salário.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A punição gerou especulações e questionamentos sobre a gravidade de suas ações. “Muitos devem estar se perguntando o que fizemos de tão grave. Será que roubamos, matamos, extorquimos, agredimos alguém na rua?“, questiona Dias, levantando dúvidas sobre a proporcionalidade da sanção aplicada.
Dias sugere uma reflexão mais profunda sobre os motivos da suspensão, insinuando que a punição poderia ser resultado de uma perseguição por parte de um “sistema sujo, imundo e covarde que persegue aqueles que não se vendem por qualquer coisa?“, indaga, provocando o público a questionar a justiça da decisão.
O motivo da punição seria a divulgação de um vídeo em tom de brincadeira, onde dois agentes, que são grandes amigos, trocam homenagens um ao outro. Não ficou claro, qual o contexto desse vídeo. Conforme apurado pela reportagem, o PAD contra os agentes foi aberto em março de 2023, por meio de denúncia anônima.
Vídeo Youtube SN:
Apoio ao Pablo Muribeca
Na última quinta-feira (17), os agentes Dias e Chabudé estiveram na presença do Pablo Muribeca, segundo fontes consultadas nos bastidores relevaram que o fato de punição sair logo após o anúncio oficial ao lado do Muribeca, é uma evidência que a decisão da corregedoria é política. Argumentam que ainda havia esperança de os agentes declararem apoio ao candidato da gestão.
Vídeo Instagram:
O que diz a Prefeitura da Serra e a Corregedoria da Guarda?
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra para esclarecer questões como por exemplo quais as condutas específicas e o contexto que resultaram na punição dos agentes Dias e Chabudé. No entanto, como tem sido habitual, apesar do tempo espera, não obtivemos resposta.
Tentativas de contato também foram feitas com a Corregedora Luiza Alves Ribeiro, buscando esclarecer os motivos das punições. Contudo, ela não respondeu às tentativas de comunicação da reportagem pelo Instagram e pelo WhatsApp.