Na última semana, a reportagem do Serra Noticiário recebeu uma reclamação vinda do Fernando Ribeiro (Nando) que é líder comunitário do bairro Estância Monazítica, em Jacaraípe, cidade de Serra. Isso porque, com os acidentes frequentes no trecho da Abdo Saad (ES-010) que corta o bairro, o líder comunitário pede com urgência a instalação de uma faixa elevada nessa pista.
Líder comunitário implora por ajuda do Governo ES em Estância Monazítica
O trecho, com aproximadamente 800 metros de extensão, não conta com nenhum recurso de controle de velocidade. Além disso, é uma região de intenso fluxo de moradores, que frequentam os supermercados, agências bancárias e outros pontos nas margens da Avenida Abdo Saad.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Assim, os veículos que passam em alta velocidade, não conseguem reduzir a tempo de evitar acidentes, que estão se tornando frequentes. Por isso, o presidente do bairro de Estância Monazítica, conhecido como Nando, se mostra extremamente preocupado. Visto que, quanto mais tempo se espera, mais pessoas e motoristas ficam expostos a possíveis acidentes.
Dessa forma, o presidente do bairro afirma que já tentou de todas as formas solicitar a instalação de uma faixa elevada ou até mesmo um quebra-molas. Contudo, ele relata que ouviu do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER), que não iriam realizar esse serviço, visto que esse trecho da Abdo Saad seria municipalizado. Portanto, essa obra ficaria a serviço da Prefeitura da Serra no futuro, e não mais do Governo Estadual no momento.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Mas, segundo o próprio presidente do bairro, esse processo de municipalização dessa via pode demorar, e assim, mais acidentes podem vir ocorrer. O desespero e a urgência desse líder comunitário são principalmente na tentativa de evitar mais feridos e até vítimas fatais nesse trecho.
O líder comunitário ainda compartilhou com a nossa reportagem diversos documentos protocolados na ALES, Prefeitura da Serra, Departamento de Trânsito da Serra, Ouvidorias e até mesmo direcionado ao governador Renato Casagrande (PSB).
Por isso, em conversa com a nossa reportagem, o presidente do bairro ainda apelou que o nosso pedido fosse diretamente ao Governo do ES. Uma vez que, o DER já teria deixado claro que não iria se responsabilizar. Por fim, moradores de Estância Monazítica agora estão presos a uma burocracia entre estado e município, os deixando sem nenhuma solução para esse grave problema.
Reportagem entrou em contato com o DER
Diante dessa situação, a reportagem do Serra Noticiário tentou contato com o DER. Em nota, questionamos o motivo da demora em atender à solicitação do bairro, e quais medidas de urgência poderiam ocorrer para instalar essa faixa elevada o quanto antes.
No entanto, até o momento desta publicação, não obtivemos respostas. O Serra Noticiário permanece no aguardo de uma resposta do DER e retorna com mais informações assim que possível.