Na última semana, a reportagem do Serra Noticiário recebeu reclamações de moradores da região de Jacaraípe, preocupados com postes em péssimas condições de conservação, com ferragens expostas e enferrujadas. Segundo os moradores, esses postes apresentam riscos de queda ou de soltar fragmentos sobre as pessoas, situação semelhante à ocorrida na orla de Vila Velha, onde uma mulher grávida foi gravemente ferida.
Moradores de Jacaraípe pedem ajuda
Ao todo, a reportagem teve acesso a reclamações semelhantes em dois pontos diferentes. O primeiro, com uma das lideranças de Jacaraípe, Antônio Carlos C&A, que mostrou a situação de um poste localizado na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em frente ao Inter Hotel, em Jacaraípe.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Em tom de preocupação, Antônio Carlos fala sobre o risco de acidentes e cobra providências das autoridades. É possível ver que pedaços do poste apresentam rachaduras e já começam a cair na rua. Ainda de acordo com esse morador, a estrutura já começa a apresentar uma inclinação, dando indícios de um risco de queda.
Em outro caso, um morador de Lagoa de Jacaraípe, expôs situação parecida na rua Eldorado. Assim, nas imagens é possível ver que o concreto do poste está cedendo. Inclusive, sendo possível até mesmo ver a estrutura de ferro que sustenta a estrutura.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Problema semelhante deixou gestante ferida em Vila Velha
Em dezembro de 2023, uma gestante de 6 meses acabou atingida na cabeça por um pedaço de concreto que se desprendeu de um poste, na orla da Praia de Itaparica, em Vila Velha, município da Grande Vitória. A gestante sofreu uma rachadura no crânio, mas conseguiu sobreviver ao acidente.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra e a EDP
Sendo assim, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra, para questionar se a fiscalização municipal estava a par desses problemas. Em nota, a SESE respondeu que:
A Secretaria de Serviços da Serra (Sese) informa que realiza fiscalização constante dos postes de energia elétrica, cuja manutenção é responsabilidade da concessionária EDP. No caso destes postes, a empresa já foi notificada
A reportagem também entrou em contato com a empresa EDP para questionar se estavam a par desse problema e a viabilidade de uma visita técnica para avaliar a necessidade de reparos ou troca completa desses postes.
Em nota, a EDP respondeu que:
A EDP informa que os postes mencionados já foram inspecionados e a substituição está programada no cronograma de obras da companhia, com previsão para o próximo mês. A empresa esclarece que os postes estão sendo monitorados.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará mais informações assim que possível.