Na manhã desta segunda-feira (27), funcionários e pacientes vivenciaram momentos de terror quando um homem, aparentemente em estado de surto, destruiu a recepção e agrediu um paciente da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro José de Anchieta, no município da Serra.
De acordo com informações dos funcionários da UBS, o homem chegou com um ferimento na cabeça, exigindo atendimento imediato. Os funcionários, ao verem a situação do indivíduo, recomendaram que ele procurasse uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Nesse momento, irritado, o homem discutiu com os funcionários e começou a quebrar os computadores da recepção e a jogar no chão tudo o que encontrava pela frente. Em determinado momento, um paciente foi em direção ao homem e pediu que ele parasse com o vandalismo.
No entanto, o homem, aparentemente em surto e completamente descontrolado, desafiou o paciente para uma briga. A confusão escalou quando o paciente avançou em direção ao homem com um banco de madeira. Contudo, o sujeito facilmente confrontou o paciente, segurou o banco e jogou o paciente no chão.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Logo em seguida, o homem entrou em uma sala, fechou a porta e foi possível ouvir o vidro de uma janela do consultório se quebrando. Alguns segundos depois, ele saiu da sala com o braço ensanguentado, passou pela recepção e fugiu do local.
Segundo moradores da região, o sujeito que causou a confusão na unidade de saúde teria distúrbios mentais. Logo após a confusão, os funcionários conseguiram organizar a recepção e voltaram a atender os pacientes normalmente.
A reportagem do Serra Noticiário recebeu de seus leitores vídeos da confusão na UBS. Além da confusão, uma leitora enviou um vídeo do sujeito sendo contido por uma equipe da Polícia Militar (PMES), dentro estacionamento de um supermercado da região.
Vídeo YouTube SN:
Funcionários questionam a retirada de grades das unidades de saúde
Após o ataque do sujeito à UBS, os funcionários fizeram um apelo e reclamaram que as grades de proteção estão sendo removidas das recepções de unidades de saúde da cidade, o que, segundo eles, os coloca em perigo diante de situações como essa.
O que diz a Prefeitura da Serra?
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra para pedir informações sobre essa reclamação dos funcionários, entender o motivo da remoção das grades e quais medidas serão tomadas para garantir a segurança dos funcionários e pacientes. A Secretaria de Saúde respondeu por meio de nota que segue diretrizes da Portaria Nº 2436 de 21/09/2017. Nota segue na integra abaixo:
“A Secretaria de Saúde da Serra informa que na UBS José de Anchieta não há grades na recepção e sim vidro, como na maioria das outras 40 unidades de saúde da Serra. E que no caso de um incidente, a quebra desse material oferece risco aos usuários e aos profissionais de saúde.
Além disso, a Secretaria segue a Portaria Nº 2436 de 21/09/2017, que estabelece a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, e define, entre outras coisas, os parâmetros de estrutura que devem considerar uma série de fatores, entre eles, as ações e serviços de saúde a serem realizados.
A ambiência de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) refere-se ao espaço físico (arquitetônico), entendido como lugar social, profissional e de relações interpessoais, e deve proporcionar uma atenção acolhedora e humana para as pessoas, além de um ambiente saudável para o trabalho dos profissionais de saúde.
Para um ambiente adequado em uma UBS, existem componentes que atuam como modificadores e qualificadores do espaço e recomenda-se, por exemplo, recepção sem grades (para não intimidar ou dificultar a comunicação e também garantir privacidade à pessoa).
Sendo assim, a Secretaria de Saúde da Serra está adaptando todas as unidades de saúde para atender a esse parâmetro, visando um atendimento mais humanizado e acolhedor e menos intimidador.
Importante salientar que os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, odontólogos e outros) já fazem há muito tempo, os atendimentos sem nenhuma barreira separando o usuário do profissional.“