Na próxima sexta-feira (31), é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. Dessa forma, a Prefeitura da Serra aproveitou a oportunidade para divulgar um importante programa que auxilia moradores da cidade a largar o vício no tabaco.
O Programa de Controle do Tabagismo conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar e tem sido fundamental para muitas pessoas, como Alaíde Rodrigues Chaves, de 59 anos, que está livre do vício desde abril deste ano.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Livre do vício
Alaíde, moradora do bairro de Alterosas, começou a fumar aos 12 anos. Embora nunca fumasse muitos cigarros por dia, o hábito se tornou um vício difícil de largar. “Eu me escondia das minhas filhas para fumar. Era um vício e eu não conseguia parar”, relata Alaíde.
No programa, ela recebeu orientação de enfermeiros, nutricionistas, professores de Educação Física e médicos. “A ansiedade me atrapalhava, mas a equipe me ajudou. Agora estou sem fumar desde abril e não pretendo voltar”, afirma.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Importância do apoio entre os participantes
O suporte mútuo entre os participantes do Programa de Combate ao Tabagismo foi crucial para Adelaíde. Ela destaca a importância das conversas e trocas de experiências. “Cada um tem sua história para contar, e isso nos ajuda a seguir firmes no propósito de parar de fumar”, comenta.
Programa de combate ao tabagismo
Em 2023, 280 pessoas recorreram ao Programa de Controle do Tabagismo na Serra. O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. Após a acolhida, o paciente passa por testes para avaliar o grau de dependência e uma triagem para definir se o atendimento será em grupo ou individual.
Unidades de atendimento
Conforme informações da Prefeitura da Serra, o programa está disponível nas Unidades Regionais de Saúde de Valparaíso, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe, Serra Dourada e Serra Sede. Os interessados devem se dirigir à unidade de saúde de referência com o cartão do SUS, comprovante de residência e documento com foto.
Então, não perca o incentivo do Dia Mundial Sem Tabaco e aproveite a oportunidade para buscar ajuda para largar o vício. O Programa de Controle do Tabagismo é uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam uma vida mais saudável e livre do cigarro.