O Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Desenvolvimento (SEDES) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), está oferecendo 200 vagas em cursos profissionalizantes voltados para o setor do vestuário. Esta iniciativa visa suprir a demanda por mão de obra qualificada na região.
Os cursos fazem parte do programa “Trilha de Formação para o Setor do Vestuário”. O edital completo e o formulário de inscrições estão disponíveis no site da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo, acessível por meio deste link: (ADERES).
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O programa contempla duas Trilhas de Formação. A primeira trilha foca no Processo de Costura em Tecido Plano, com uma carga horária total de 170 horas. Os cursos ofertados nesta trilha incluem: Operação em máquina reta – tecido plano (40 horas); Operação em Overloque e Interloque em tecido plano (40 horas); Operação em máquinas especiais para tecido plano (60 horas); e Montagem de peças em tecido plano (30 horas).
Trilha de formação para o setor do vestuário
Conforme informações da ADERES, o objetivo dos cursos é elaborar políticas públicas para capacitação dos cidadãos capixabas. Esta iniciativa visa desenvolver indivíduos para se tornarem empreendedores qualificados, fomentando o crescimento econômico do Espírito Santo.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Os cursos oferecidos abrangem desde módulos iniciais até avançados na área de Costura Industrial do Vestuário. A primeira trilha aborda a Introdução à Costura Industrial, operação em máquinas de costura específicas e montagem de peças. As aulas serão realizadas nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/ES).
Auxílio financeiro
Além da capacitação técnica, os participantes selecionados receberão um incentivo financeiro de R$ 200,00 quinzenalmente, além de transporte conforme a tarifa da Grande Vitória. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, em três turnos: matutino (8h às 12h), vespertino (13h às 17h) e noturno (18h às 22h).
Critérios de seleção
Os candidatos devem atender a requisitos específicos, como idade mínima de 16 anos, conclusão do ensino fundamental e residência nos municípios de Grande Vitória, São Mateus, Linhares e Colatina. As inscrições estão abertas até 16 de junho de 2024 e devem ser feitas pelo site da ADERES. A seleção será feita por ordem de inscrição, com prioridade para residentes em territórios atendidos pelo programa de governo “Estado Presente em Defesa da Vida”.
Inscrições e informações
Para mais informações, acesse o edital através deste link: (Edital Vestuário) e para se inscrever, acesse este link: (Inscrições Vestuário)
UFES será palco de feira exclusiva para jovens empreendedores capixabas