Na manhã da última quinta-feira (13), mais de 600 quilos de cabos de cobre furtados foram apreendidos durante uma operação da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) em bairros do município da Serra. Várias pessoas foram detidas e levadas para a delegacia.
Conforme informações da Polícia Civil, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em ferros-velhos que comercializam fios de cobre furtados. Destes mandados, seis pessoas foram detidas e encaminhadas para a delegacia.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O foco da operação abrangeu os bairros Jardim Tropical, Jardim Limoeiro, José de Anchieta, Vila Nova de Colares e Manuel Plaza. Ao todo, 50 agentes participaram da operação.
Além da Polícia Civil, agentes da Guarda Municipal, equipes de fiscalização da Prefeitura da Serra e militares do Corpo de Bombeiros prestaram apoio na fiscalização.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Conforme a Polícia Civil, a Operação Tarega tem como objetivo combater o furto, principalmente da fiação elétrica, ação que acarreta prejuízos a empresas e à população. Na operação desta quinta-feira (13), o foco foi nos receptadores que adquirem as fiações furtadas.
Aumento de furtos de cabos na Grande Vitória
De acordo com o delegado da Polícia Civil Josafá Silva, este ano houve um aumento no furto de cabos em toda a Grande Vitória. O delegado explicou que há dois tipos de furtos: os pequenos, realizados por moradores em situação de rua que furtam para comprar drogas, e os em grande quantidade, praticados por pessoas com conhecimento técnico, que já trabalharam com esses materiais, resultando em furtos de até 200 metros de cabos de uma só vez.
Operação Tarega
Desde seu início em outubro de 2021, a Operação Tarega já teve sete fases anteriores. Na primeira fase, três proprietários de ferros-velhos foram detidos, e a Polícia Civil apreendeu diversos materiais, incluindo 100 quilos de cobre e 81 hidrômetros. A ação aconteceu em vários bairros da Serra, como Rosário de Fátima e Novo Horizonte.
Em junho de 2022, durante a segunda fase, três empresários foram detidos e mais de uma tonelada de fios de cobre foi apreendida. As ações se concentraram em bairros como Manoel Plaza e São Diogo II. Na terceira fase, em outubro de 2022, um homem foi detido, e 47 quilos de fios de cobre foram apreendidos em bairros como José de Anchieta e Santo Antônio.
Já nas fases IV, V, VI e VII, realizadas ao longo de 2023, não houve apreensões significativas ou prisões.
Operação Tarega: Polícia Civil deflagra 7ª fase de combate à receptação de fios de cobre na Serra
A continuidade da operação
Ainda de acordo com o delegado Josafá Silva, o foco desta vez são os receptadores, que na maioria são ferros-velhos que compram os cabos sabendo que geralmente são de origem duvidosa.
A operação recebe o nome de Tarega, que é sinônimo da palavra ferro-velho, local onde ocorrem as fiscalizações. Esta foi a oitava fase da Operação Tarega, e as investigações da Polícia Civil seguem para combater este crime.
Sabe de algo?
A Polícia ainda destaca que a população tem um papel importante investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181. Assim como também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas
Vídeo: Sujeito é flagrado furtando cabos em plena luz do dia na Serra