Na manhã da última terça-feira (25), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (DECON) e em conjunto com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM-ES), deflagrou uma operação conjunta para combater a venda de pneus clandestinos. Durante a ação, as equipes interditaram uma oficina por produzir pneus de forma clandestina na cidade da Serra.
De acordo com a Polícia Civil, a interdição da oficina ocorreu após o local ser flagrado produzindo pneus reformados sem autorização. Além disso, foram apreendidos mais de 300 pneus prontos para venda, materiais para reforma de pneus e máquinas usadas no procedimento.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Como funcionava o esquema
Durante o dia, a loja funcionava normalmente, mas à noite, o espaço era usado para consertar pneus carecas ou defeituosos sem a devida autorização do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
Na primeira fase da operação, realizada em março deste ano, a Polícia Civil havia vistoriado o estabelecimento. Na ocasião, apenas a área de venda de pneus foi interditada, enquanto a oficina continuou funcionando por estar regularizada.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Investigações sobre a oficina
Novas investigações revelaram que a oficina reformulava pneus de forma ilegal. No local, foram encontrados mais de 300 pneus, sendo 66 vendidos somente em junho. De acordo com o delegado Eduardo Passamani, titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, a oficina estava em plena produção sem o selo do INMETRO, indicando falta de segurança nos pneus.
Vídeo YouTube SN:
Além disso, durante a fiscalização, cinco caminhões foram flagrados recebendo pneus alterados ilegalmente. A proprietária da oficina não estava presente no momento, mas será intimada a prestar esclarecimentos. Ela pode ser condenada a penas de 10 meses a 5 anos de prisão por engano ao consumidor.
Primeira fase
Em 6 de março deste ano, a polícia, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, apreendeu 536 pneus, 13 maquinários e borrachas na primeira fase da operação contra a venda de pneus irregulares. Duas lojas foram parcialmente fechadas, uma em Cariacica e outra na Serra.
Alerta sobre os riscos de pneus irregulares
O delegado alertou os motoristas sobre os riscos de comprar pneus clandestinos. Dirigir com pneus sem a devida regularização pode colocar em risco a vida do condutor, de outros usuários das vias e de pedestres.
Ainda de acordo com o delegado Eduardo Passamani, estes pneus podem estourar e colocar em risco a vida das pessoas. Quando o consumidor procurar uma loja, ele deve exigir ver o selo do INMETRO e a autorização correspondente.
Polícia Civil prende mulher envolvida em extorsão e sequestros por aplicativo de namoro na Serra