Na manhã desta quinta-feira (27), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) prendeu o dono de um ferro-velho durante a 9ª fase da Operação Tarega, no bairro Serra Dourada III, no município da Serra. A ação contou com a participação do 10° e 13° Distritos Policiais da Serra, além do apoio da Delegacia Regional da Serra.
De acordo com o delegado titular do 10º e 13º Distritos Policiais da Serra, Josafá Silva, as denúncias anônimas indicaram a existência de um ferro-velho clandestino na área, onde se receptava grande quantidade de cabos e fios de cobre. Esses materiais passavam por um processo de queima da capa plástica antes de serem revendidos para empresas de reciclagem e indústrias.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Ferro-velhos recheados de fios furtados
Durante a operação, os policiais encontraram 613 quilos de cobre pertencentes a operadoras de telefonia, cuja comercialização é proibida, e 283 quilos de cobre de redes elétricas ainda encapados. As investigações também levaram a um segundo ferro-velho, no mesmo bairro, onde foram apreendidos cerca de 50 metros de cabo de fibra óptica com logotipos de operadoras de telefonia e internet.
O ferro-velho principal, onde foi encontrado a maior parte do material, estava localizado ao lado da residência do suspeito, enquanto o segundo estabelecimento ficava a cerca de 300 metros de distância.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A casa caiu
O suspeito negou ser o proprietário do ferro-velho e do material apreendido, mas foi autuado em flagrante por receptação qualificada. “Em depoimento, ele negou que seria o proprietário do ferro-velho e do material apreendido. No entanto, não entendemos dessa forma e autuamos em flagrante por receptação qualificada”, afirmou o delegado Josafá Silva. Após os procedimentos de praxe, o homem foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
A Polícia Civil continuará a investigar os furtos de fios e cabos na cidade da Serra e pede que outras denúncias sejam feitas para continuar combatendo crimes semelhantes na região.
Sabe de algo?
A Polícia ainda destaca que a população tem um papel importante investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181. Assim como também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas
Operação Tarega: Polícia Civil deflagra 7ª fase de combate à receptação de fios de cobre na Serra