Na última quinta-feira (27), viralizou um vídeo que mostra pessoas improvisando com uma porta de guarda-roupas para socorrer uma paciente que estava sentindo muitas dores. As imagens também mostram que a mulher, mesmo em cima da porta e gritando de dor, foi obrigada a passar pela triagem da UPA de Carapina, no município da Serra.
Segundo os populares que flagraram a cena, a necessidade de improviso se deu após a direção da unidade alegar que não havia maca para transportar a paciente de dentro do ônibus para a UPA de Carapina.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Muribeca encontra tábua na UPA de Carapina
No vídeo publicado pelo deputado Pablo Muribeca (Republicanos) em seu perfil no Instagram no último sábado (29), ele afirma que, após tomar conhecimento do caso pelo vídeo, foi até o local para fiscalizar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina.
Chegando ao local, ele encontrou a tábua improvisada para socorrer a mulher e fez um vídeo questionando as prioridades da atual gestão. Segundo o deputado, que é pré-candidato a prefeito da Serra, a situação evidencia a falta de macas e o estado precário do atendimento na UPA, refletindo o abandono da atual gestão municipal em relação ao sistema de saúde da Serra.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Ainda de acordo com o parlamentar, a administração municipal tem direcionado recursos significativos para eventos públicos, como shows em inaugurações de praças, o que tem levantado críticas sobre a priorização dos investimentos públicos.
O deputado Pablo Muribeca afirmou que tomará medidas para investigar o caso e buscar soluções imediatas para melhorar as condições de atendimento na UPA. “É inadmissível que a população serrana seja tratada com tamanho descaso. Precisamos de uma gestão que priorize a saúde e o bem-estar dos serranos“, declarou Pablo.
Vídeo Instagram:
O que diz a Prefeitura da Serra?
A reportagem do Serra Noticiário procurou a Prefeitura da Serra para esclarecer o caso. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou:
“A paciente possui histórico de doença crônica e passou mal quando utilizava o transporte público, que parou próximo à UPA de Carapina.
O local dispõe de macas. Porém, antes da equipe levar o equipamento, a paciente chegou ao serviço carregada pela população.
Na UPA de Carapina, a paciente foi prontamente atendida, passou por consulta médica e foi posteriormente liberada. Permaneceu na UPA por cerca de 1 hora e foi liberada de alta por melhora do quadro clínico.“