Na manhã desta quarta-feira (03), a Polícia Civil (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI), em conjunto com a Vigilância Sanitária (VISA) e o Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra (COMIDS), da Prefeitura da Serra, interditou duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), localizadas nos bairros Jacaraípe e Nova Almeida, no município da Serra.
A primeira casa interditada pela Polícia Civil estava localizada no bairro Jacaraípe. Conforme informações da Polícia Civil, o estabelecimento operava clandestinamente como casa de repouso, sem a autorização necessária. A segunda casa, também um asilo, estava situada no bairro Nova Almeida.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Ainda de acordo com a Polícia Civil, este asilo já havia sido fechado anteriormente, porém o proprietário mudou-se para outro endereço para burlar a fiscalização e continuou operando.
As denúncias de maus-tratos e irregularidades levaram à nova descoberta do local pela fiscalização, resultando em sua interdição novamente pela Polícia Civil.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Condições precárias de atendimento
Ambos os locais encontravam-se em condições precárias, com excesso de sujeira e relatos de idosos sem alimentação adequada, sem cuidadores, além de várias denúncias de maus-tratos. Nas duas casas que foram alvos da fiscalização, havia 21 idosos.
A Polícia Civil também investigará se houve abandono por parte dos familiares das vítimas nos locais. Caso confirmado, os responsáveis poderão ser responsabilizados por abandono.
Investigações
A operação, desencadeada após múltiplas denúncias, continuará com as investigações. Idosos, proprietários e funcionários das instituições serão ouvidos. A Polícia Civil orientou os familiares que buscam asilos para seus idosos a verificar se o local possui alvará de funcionamento e se há histórico de denúncias antes de fazer a escolha.
Até o momento, os responsáveis pelas casas de idosos não foram detidos, mas serão investigados e responsabilizados pelos crimes, incluindo o proprietário que tentou enganar a fiscalização mudando de endereço.
Sabe de algo?
A Polícia ainda destaca que a população tem um papel importante investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181. Assim como também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas