O agente Dias, atualmente licenciado da Guarda Municipal da Serra por ser pré-candidato a vereador pelo Republicanos, publicou um vídeo que viralizou nas redes sociais, denunciando o que ele descreve como um “cemitério de viaturas da Guarda Municipal”. A Prefeitura da Serra foi procurada pela reportagem para esclarecer a denúncia e respondeu por meio da Secretaria de Defesa Social.
Segundo Dias, esse suposto sucateamento é resultado da falta de manutenção básica nos veículos da Guarda Municipal, o que está gerando o acúmulo de veículos sucateados no pátio da oficina da prefeitura, localizada em Serra-sede.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Ainda de acordo com o agente, a frota operacional se resume atualmente a apenas cinco viaturas para atender todo o município. Ele menciona a ausência de itens essenciais, como pneus e óleo, impedindo que diversas viaturas sejam utilizadas no patrulhamento e no combate à criminalidade.
Diante dessa denúncia, a reportagem procurou a Prefeitura da Serra para oferecer a oportunidade de esclarecer a denúncia do agente. Foram enviados os seguintes questionamentos:
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
- A Prefeitura está ciente da situação das viaturas da Guarda Municipal conforme descrito no vídeo?
- Quais medidas estão sendo tomadas para resolver os eventuais problemas de manutenção das viaturas?
- Existem planos para a renovação da frota ou para aumentar o número de viaturas disponíveis?
Prefeitura da Serra respondeu por meio de nota
Após publicação do caso nesta tarde de quarta-feira (17), a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Defesa Social (Sedes), informou à reportagem que ao assumir a gestão (2021) encontrou inúmeras viaturas sucateadas, além da falta de equipamentos de trabalho importantes para os agentes da Guarda Municipal da Serra.
Ainda segundo a Secretaria de Defesa Social, foram feitos diversos investimentos na segurança pública municipal. Investimentos esse como inauguração do Olho Vivo, um dos maiores sistemas eletrônicos do Espírito Santo, com 242 câmeras distribuídas pela cidade com uma resolução de 95% de nitidez; implantação do cerco eletrônico de segurança em locais estratégicos com software para captura de placas de carros; aumento do salário do Guarda Civil Municipal (GCM), podendo chegar a R$ 10 mil com as gratificações, sendo o maior da Grande Vitória; e 35 novos veículos, divididos entre caminhonetes, quadriciclos, micro-ônibus e bases móveis, que totaliza mais de R$ 9,6 milhões em investimento para a segurança.
Atualmente, a GCM da Serra possui 142 agentes ativos e armados. No início da gestão, a corporação possuía apenas 98 agentes ativos. Frisando a importância dos agentes municipais para a cidade, a prefeitura da Serra convocou, em 2021, os aprovados remanescentes do concurso de 2016 e abriu, em 2023, um novo concurso público com mais 150 vagas para aumentar o efetivo da corporação.
Secretaria de Defesa Social
Informou também que os veículos expostos no vídeo estão aguardando o procedimento necessário para que sejam leiloados, tendo em vista que não são mais utilizados pela Guarda Civil Municipal (GCM). Já as viaturas do modelo caminhonete, da marca Nissan, estão na oficina para realizar a manutenção padrão, como troca de óleo e pneu. Esse processo é burocrático e demanda tempo, já que é necessário ser feita uma avaliação e, posteriormente, abrir uma ordem de serviço com a empresa que oferecer o melhor valor.
No caso destas viaturas, a Prefeitura reforça que se preocupa com a integridade física dos agentes, logo, qualquer veículo que necessite de uma manutenção é imediatamente parado para ser avaliado. Os agentes que estavam responsáveis por essa viatura que precisa de manutenção são designados para outro veículo e/ou outro tipo de policiamento, sem deixar de prestar o serviço em excelência para o município da Serra.
A Prefeitura esclarece que no dia do vídeo havia viaturas em plena capacidade operacional circulando normalmente e não houve nenhum prejuízo para a segurança da Serra. Esclarece, ainda, que as três bases móveis utilizadas pela Sedes têm capacidade para oito agentes, cada uma. Com relação à frota, a Sedes ressalta que está adquirindo mais oito caminhonetes que irão integrar o padrão de viaturas de grande porte da corporação, chegando a 32 viaturas novas da secretaria.
Importante lembrar que a denúncia foi feita por um servidor que está afastado por ser pré-candidato a vereador em uma chapa de oposição a gestão e até um mês atrás não fazia esse tipo de denúncia.
Secretaria de Defesa Social