Na noite da última sexta-feira (19), uma equipe da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) prendeu João Barbosa Filho, de 37 anos, acusado de matar um casal em um bar no Centro de Mantenópolis, no Noroeste do Espírito Santo. Os militares realizaram a prisão do suspeito no bairro Hélio Ferraz, no município da Serra.
Duplo homicídio
O crime ocorreu na madrugada da última quarta-feira (17), quando o acusado teria se envolvido em uma briga de bar com um casal identificado como Laila Ventura de Oliveira, de 30 anos, e José Maria Vieira Júnior, de 33. Após uma discussão, o suspeito teria ido até sua casa para buscar uma arma e, em seguida, voltou ao bar armado.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Em um vídeo que circula pela internet, é possível ver o momento em que o assassino chega armado ao local, acompanhado por um adolescente que aparentemente seria seu filho. O suspeito coloca a arma na mão da criança e fala: “Você vai puxar o gatilho.” Desesperado, o adolescente parece perguntar: “Você está maluco? Eu sou seu filho.” Depois, pede para deixá-lo correr. Logo após, é possível ver o adolescente fugindo do local de bicicleta.
Então, o suspeito engatilha a arma e ameaça uma mulher que estava na entrada do estabelecimento. Ela o confronta perguntando: “Você vai atirar em quem, João?”
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O suspeito avisa que iria matá-la. A mulher novamente o confronta: “Atira então, minha cara está aqui, atira nela.”
O suspeito puxa o gatilho, mas a arma falha. A mulher parece não acreditar que ele cometeria o crime e novamente e o desafia: “Minha cara está aqui, sua arma está aí, atira nela.”
Em seguida, ele novamente aponta a arma para o rosto da mulher e, desta vez, consegue realizar o disparo. Após executar a mulher com um disparo a queima-roupa, ele entra no bar e também executa seu companheiro. Testemunhas, desesperadas, fogem do local.
A prisão
De acordo com os militares que participaram da ocorrência, a prisão ocorreu por volta das 23h30, após receberem uma denúncia anônima informando o paradeiro do suspeito acusado de ter cometido os crimes.
Sendo assim, imediatamente, os militares foram ao local e encontraram João Barbosa em frente a uma residência. Os militares o abordaram e confirmaram sua identidade. Ele foi detido com base no mandado de prisão temporária expedido pela Justiça.
Ainda conforme os militares, durante a abordagem, o suspeito revelou que a arma utilizada nos homicídios estava na casa de um familiar no bairro Estância Monazítica, também na Serra. As equipes da PM foram ao local e encontraram o primo do suspeito, que informou que a arma havia sido descartada no bairro São Patrício, próxima a uma construção abandonada.
Arma do crime
A equipe da Força Tática foi até o local indicado e encontrou uma pistola calibre 9mm escondida na construção. Além da arma, foram apreendidos um carregador contendo oito munições intactas e outro carregador com três munições.
Por fim, os militares encaminharam João Barbosa Filho, juntamente com o armamento apreendido, para a Delegacia Regional de Serra, onde ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e teve o mandado de prisão cumprido. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.
A Polícia Civil informou que, com a prisão do acusado, o inquérito será finalizado e encaminhado ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES). As imagens de uma câmera de segurança foram cruciais para identificar João como autor dos disparos que mataram Laila e José Maria.