Novos desdobramentos na treta envolvendo o partido União Brasil da Serra. Na última sexta-feira (19), a Executiva Nacional do partido interveio e dissolveu o órgão provisório que comandava a legenda na cidade. Mesmo com a intervenção nacional, os dirigentes destituídos realizaram uma convenção prestando apoio ao pré-candidato a prefeito, Weverson Meireles (PDT), indicado pelo atual prefeito Sergio Vidigal (PDT).
Conforme foi revelado anteriormente, a intervenção ocorreu por meio de Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa e recém-filiado ao União, que apoia a pré-candidatura de Pablo Muribeca (Republicanos). O objetivo é nomear um novo diretório municipal, retirando o apoio ao grupo Vidigal e transferindo-o para Muribeca.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Aliados de Vidigal não aceitam perda do partido
Até a última quinta-feira (18), o presidente municipal do partido era Antônio Carlos Barbosa Coutinho, conhecido como coronel Coutinho, secretário adjunto de Defesa Social da Serra. Coutinho afirmou não reconhecer a dissolução do órgão provisório, argumentando que a intervenção nacional foi irregular e não seguiu os procedimentos estatutários necessários, como a notificação oficial ao presidente municipal.
Enquanto aguarda uma resposta do presidente estadual do União, Felipe Rigoni, Coutinho mantém a posição de que a convenção foi legítima. Entretanto, o grupo ligado a Marcelo Santos e Pablo Muribeca considera o evento como uma “convenção fantasma”, já que, desde sexta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não reconhece um diretório do partido na Serra.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
União pode ser vice de Muribeca
No sábado, Marcelo Santos participou da convenção do Podemos em Vila Velha. Durante conversa com a coluna da Letícia Gonçalves da A Gazeta, ele confirmou que promoveu a intervenção no União Brasil da Serra, destacando a possibilidade de o partido indicar o vice na chapa de Muribeca.
Sob nova direção
A liderança política, Yulo Gabriel de Castro, foi indicada para presidir o União na Serra. Embora ainda não tenha sido oficializado e nem filiado ao União Brasil, Yulo está em processo de desligamento do PSDB para ingressar na nova legenda. O prazo para a realização de convenções partidárias, necessárias para oficializar candidaturas nas eleições de 2024, termina no dia 5 de agosto.