Na última terça-feira (06), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma nova ferramenta de combate às fake news nas eleições deste ano. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, anunciou o serviço de disque-denúncia que já está em funcionamento.
TSE lança disque-denúncia contra Fake News
Para denunciar, qualquer pessoa pode ligar gratuitamente para o número 1491. As denúncias recebidas serão analisadas pelo Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). Caso sejam consideradas válidas, serão encaminhadas para órgãos como a Polícia Federal e o Ministério Público.
Leia Mais ∎
“Para que, em um tempo, em uma velocidade recorde, a gente possa ter a resposta devida a esta denúncia ou a esta desconfiança, para que a pessoa não se engane sobre aquilo que lhe é passado, com o 1491, denunciam-se mentiras eleitorais e serão adotadas providências”
Carmem Lúcia
O CIEDDE, criado na gestão do ex-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, visa a intensificar os esforços de diferentes instituições no combate à desinformação e às deepfakes que prejudicam o processo eleitoral. Este centro também promove a educação em cidadania e os valores democráticos.
Dessa forma, em seu discurso, Moraes descreveu a desinformação como “o mal deste século em relação à democracia”, apontando para a instrumentalização das redes sociais por discursos de ódio e antidemocráticos.
TSE faz campanha pelo Jornalismo confiável
Além disso, o TSE divulgou uma campanha para ajudar no combate à desinformação durante as eleições. Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha emprega linguagens regionais para conectar-se diretamente com eleitores de diversas localidades brasileiras em parceria com a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e outras 11 instituições de jornalismo.
Por fim, este novo serviço promete ser uma ferramenta vital para manter a integridade e a transparência do processo eleitoral. Assim, facilitando uma resposta rápida e eficaz contra as tentativas de manipulação através de notícias falsas.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará mais informações assim que possível.
