Na noite da ultima de segunda-feira (23), uma ação dos militares da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar (PMES), resultou na captura de Pablo Correia Valadares, de 29 anos, suspeito de envolvimento em tráfico de drogas e na tentativa de homicídio contra o soldado Saimen, ocorrida no bairro Cidade Pomar, Serra, em maio de 2024. A ocorrência teve inicio após uma denúncia anônima recebida pela Força Tática, informando que o suspeito estava escondido no Condomínio no bairro Jardim Limoeiro, na Serra.
Tentativa de homicidio contra PM em Cidade Pomar
Segundo a denúncia, um dos principais suspeitos do atentado ao PM estaria fortemente armado e envolvido com o tráfico de drogas na região. A tentativa de homicídio do soldado Saimen ocorreu durante uma abordagem a suspeitos, no início de maio de 2024. O caso chocou a opinião pública e agravou a sensação de insegurança no bairro Cidade Pomar. Desde então, Pablo estava foragido, com um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Detalhes sobre perseguição e troca de tiros que terminaram com um PM baleado na Serra
Ciente do histórico perigoso do suspeito, que já havia sido mencionado em diversos disque-denúncias, a Polícia Militar organizou uma operação com várias viaturas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Abordagem e troca de tiros
As equipes se deslocaram para o condomínio por volta das 23h20 e, após a liberação de acesso, começaram a cercar o local. Uma equipe posicionou-se na frente do apartamento, enquanto outros militares monitoravam os fundos do bloco. Ao anunciar a presença policial, os agentes avistaram Pablo tentando fugir pela janela lateral, com uma pistola em punho.
Na tentativa de fuga, Pablo disparou várias vezes contra os policiais, que responderam ao fogo. Durante o confronto, os militares efetuaram disparos para conter o suspeito. Após a troca de tiros, Pablo foi atingido e caiu ao solo, ainda consciente.
Imediatamente, os policiais providenciaram seu socorro e o conduzindo ao Hospital Jayme dos Santos Neves, onde ele deu entrada com vida e permaneceu sob escolta.
Mais suspeitos no local?
Ainda durante a ocorrência, um popular que estava na rua informou aos militares que viu dois indivíduos armados correndo na direção oposta ao local dos disparos e pulando o muro de um terreno nas proximidades, fugindo em direção ao bairro Guaraciaba. Diante dessa nova informação, os policiais militares tentaram cercar e adentrar o terreno, porém não conseguiram capturar os suspeitos.
O CIODES também recebeu uma ligação de outro denunciante anônimo, que confirmou ter visto esses dois indivíduos fugindo com armas em mãos, pulando o muro e se evadindo na mesma direção.
Mais flagrantes no apartamento
Enquanto o confronto ocorria, outros policiais forçaram a entrada no apartamento para averiguar a situação. No interior, estavam namorada de Pablo, de 27 anos, e sua filha de 12 anos. Além disso, foram encontradas 3 buchas de substância similar a maconha e 3 cigarros contendo a mesma substância. Perto da janela, de onde Pablo tentou escapar, a PM localizou dois carregadores, ambos calibre 9 mm, com capacidade para 30 munições, municiados com 20 balas em cada um, totalizando 40 munições.
Também foram apreendidos dois celulares, que estavam no apartamento, junto com a pistola 9 mm usada por Pablo, com numeração raspada e carregada com 13 munições não deflagradas.
Entre os itens apreendidos, estavam quatro estojos de calibre 9 mm encontrados no trajeto da fuga, além da arma de Pablo, os carregadores e os celulares.
Namorada do suspeito é encaminhada para delegacia
A namorada, que era a responsável pela locação do apartamento, foi detida e encaminhada à 3ª Delegacia Regional de Serra para os procedimentos legais, sendo informada de seus direitos constitucionais.