Nesta segunda-feira (14), o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou o lançamento do Programa Estadual de Segurança Hídrica – Águas e Paisagem II. O objetivo é combater os riscos de inundações e estiagem no Espírito Santo. Serão investidos R$ 582 milhões, fruto de uma parceria entre o governo estadual e o Banco Mundial.
Governador Casagrande lança programa de segurança hídrica no ES
As obras previstas incluem intervenções para minimizar os efeitos de enxurradas em Ibiraçu e João Neiva. Além disso, o programa prevê a aquisição de veículos de salvamento para o Corpo de Bombeiros, a compra de equipamentos medidores de vazão e o mapeamento hidrogeológico de aquíferos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Casagrande ressaltou a importância de preparar o estado para as mudanças climáticas e afirmou que o Espírito Santo vem sendo referência para outros estados nessa questão.
“O Espírito Santo tem se preparado para as mudanças climáticas e estamos sendo referência para os demais Estados. A continuidade do Programa Águas e Paisagens vai ser fundamental para que possamos nos preparar melhor para grandes estiagens ou inundações, gerenciando melhor os recursos hídricos”
Renato Casagrande
Programa prevê novas instalações e laboratórios de análise
Entre as ações previstas no Águas e Paisagem II estão a instalação de estações hidrológicas telemétricas, a estruturação de um laboratório de análise de qualidade da água, a criação do Centro Especializado em Resposta a Desastres (CERD) e a ampliação do Programa Reflorestar.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Sendo assim, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, destacou que o investimento será fundamental para enfrentar eventos hidrológicos extremos em um cenário de mudanças climáticas. Já o diretor do Banco Mundial, Johannes Zutt, enalteceu a parceria com o estado, afirmando que o objetivo é ajudar o Espírito Santo a enfrentar esses desafios futuros.
Por fim, o programa também terá a participação de outros órgãos estaduais, como a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), a Defesa Civil (CEPDEC) e o Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.