A Assembleia Legislativa do Espírito Santo lançou o programa “Descomplica Ales”. A iniciativa tem o foco de desburocratizar os processos legislativos e administrativos, promovendo mais agilidade e eficiência. O objetivo é eliminar etapas desnecessárias, reduzir a complexidade dos trâmites e otimizar a operação interna da Casa, beneficiando servidores e cidadãos que utilizam os serviços da ALES.
Programa Descomplica ALES
Segundo o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos (União Brasil), a iniciativa modernizará os serviços prestados pela instituição. Ele destacou que o programa permitirá mais eficiência no atendimento à população e na execução do trabalho parlamentar.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
“O ‘Descomplica Ales’ vai nos permitir desburocratizar processos que, historicamente, consomem muito tempo. Isso se traduz em mais eficiência no atendimento aos cidadãos e na execução do trabalho parlamentar. Queremos uma Assembleia mais moderna e acessível, sem perder a qualidade e a transparência”.
Marcelo Santos, presidente da ALES
Entre as principais medidas do “Descomplica Ales” está a implementação de novas soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Isso inclui o uso de aplicativos móveis e sistemas de inteligência artificial para automatizar etapas e acelerar processos, garantindo maior segurança e transparência.
Além disso, o programa prevê a criação de painéis informativos com indicadores socioeconômicos, que irão fundamentar deliberações legislativas com base em dados concretos. Essa reformulação alinha a Assembleia aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a governança, compliance e transparência da instituição.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Marcelo Santos ressaltou ainda que essa modernização não é apenas uma melhoria interna, mas um compromisso com os cidadãos capixabas, que esperam resultados mais rápidos e eficientes. Ou seja, se espera que essa modernização surta efeitos positivos para a população capixaba.
“Essa modernização não é apenas uma melhoria interna, é um compromisso com o cidadão capixaba que espera resultados mais ágeis, eficientes e transparentes”
Marcelo Santos
O Serra Noticiário continua acompanhando as ações da ALES de perto e trará novas informações assim que possível.