Nesta segunda-feira (22), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado em Narcóticos (DENARC), anunciou a apreensão de mais de 200 kg de maconha, entre outras drogas, durante uma operação realizada no bairro Serra Dourada II, no município da Serra.
De acordo com a Polícia Civil, a apreensão ocorreu na última quinta-feira (17). Durante a operação, foram apreendidos 240 kg de maconha, 26 kg de cocaína e crack, além de 150 kg de produtos utilizados para adulterar a cocaína, como lidocaína, além de carregadores e uma granada, que foi detonada no local.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Conforme a Polícia Civil, a operação foi mais um passo importante no trabalho de descapitalizar as facções criminosas e causar prejuízos ao tráfico de drogas. A ação faz parte da estratégia de combate ao crime organizado e busca enfraquecer o poder dessas facções que aterrorizam a Grande Vitória.
Investigações
De acordo com o chefe do Departamento Especializado em Narcóticos (DENARC), delegado Tarcísio Otoni, as investigações começaram há 20 dias e culminaram na descoberta de que uma grande carga de drogas chegaria ao bairro Serra Dourada II, na Serra. A partir desse momento, as equipes da Polícia Civil foram a campo para identificar o local.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Após as investigações, as equipes da Polícia Civil encontraram a residência que abrigava as drogas, localizada no bairro Serra Dourada II. Ainda conforme o delegado Tarcísio Otoni, o suspeito responsável por armazenar a droga já foi identificado por meio de um documento deixado para trás, embora ele não estivesse no local no momento da apreensão.
O suspeito é um jovem de 25 anos, sem antecedentes criminais, uma tática comum das facções para evitar chamar a atenção das autoridades.
A droga, que estava armazenada em um sobrado, foi encontrada, em sua maior parte, dentro de refrigeradores, o que ajudava a evitar a decomposição da maconha. O delegado Tarcísio Otoni ainda explicou que o valor estimado dos entorpecentes no atacado chega a R$ 1,5 milhão, mas, após a distribuição no varejo, esse valor poderia multiplicar por até cinco vezes.
Operação contra o tráfico de drogas
Segundo a Polícia Civil, a área onde a droga foi encontrada é conhecida por ser fortemente vigiada por olheiros ligados às facções criminosas, tornando a operação ainda mais complexa. Mesmo assim, graças ao trabalho de inteligência, os policiais civis conseguiram acessar o local sem serem notados.
Agora, a Polícia Civil irá pedir a prisão do jovem de 25 anos suspeito de armazenar as drogas, assim como dos outros responsáveis pela carga. A Polícia Civil continuará trabalhando para identificar e capturar todos os envolvidos no esquema.
Sabe de algo?
A Polícia ainda destaca que a população tem um papel importante investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181. Assim como também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas
A reportagem do Serra Noticiário continuará acompanhando o caso e, assim que houver novas informações, traremos atualizações aos nossos leitores.