O Banestes segue avançando em sua iniciativa de economia circular com o uso das máquinas Retorna Machines, que incentivam o descarte correto de resíduos recicláveis. O objetivo é promover a logística reversa e aumentar a conscientização da população sobre práticas sustentáveis.
Projeto de Economia Circular do Banestes chega a mais pontos de coleta
Nesta nova fase, a iniciativa ganhou reforço com a instalação de novos pontos de coleta em Vitória. Agora, as máquinas estão disponíveis na Assembleia Legislativa e no Ministério Público do Espírito Santo, ampliando o acesso dos cidadãos à ação sustentável.
Leia Mais ∎
Além desses novos locais, as máquinas Retorna Machines já estão presentes em outros pontos estratégicos no Espírito Santo, como o Shopping Moxuara, em Cariacica, o Shopping Mestre Álvaro, na Serra, e o Fórum de Vila Velha. Em Vitória, também é possível encontrar as máquinas no Clube Álvares Cabral, no Palácio Anchieta, no Tribunal de Justiça e na sede administrativa do Banestes, no Edifício Palas Center.
Assim, as máquinas aceitam diversos materiais recicláveis, como garrafas plásticas, caixas de leite, latas de alumínio e aço, além de garrafas de vidro. Ao depositar esses itens, o cidadão gera créditos que podem ser utilizados para pagar contas de energia, água, telefonia, transporte público ou até mesmo para doação a instituições sociais.
Diretora do Banestes destaca importância do projeto
Dessa forma, a diretora de ESG do Banestes, Joseane Zoghbi, destacou a importância do projeto, afirmando que a iniciativa colabora com o meio ambiente, gera créditos para benefícios sociais e promove a conscientização sobre a economia circular.
“A logística reversa impulsionada pelo projeto colabora com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento socioeconômico, ao gerar créditos que são utilizados para benefícios ou para doação a instituições sociais, além de promover o consciente coletivo sobre o descarte correto de materiais recicláveis e sobre a importância da economia circular”
Joseane Zoghbi, diretora de ESG do Banestes
Por fim, os resíduos coletados irão para a Associação de Catadores Recicla, garantindo um impacto socioambiental positivo. A ação não apenas ajuda na preservação do meio ambiente, mas também fomenta o desenvolvimento socioeconômico. Dessa maneira, contribuindo para uma sociedade mais consciente sobre o descarte correto de materiais recicláveis.
Para mais informações sobre o projeto e locais de coleta, acesse o site oficial: retornamachine.eco.br
