Nesta quinta-feira (05), a Prefeitura da Serra (PMS) anunciou que a cidade dará mais um passo importante rumo à modernização de sua iluminação pública. Por meio da Secretaria de Serviços, a administração municipal iniciará em dezembro a implementação da tecnologia de telegestão. Segundo o município, esse sistema inovador permitirá o monitoramento em tempo real dos pontos de iluminação, controle remoto do desligamento e ajuste da intensidade luminosa.
Com a adoção do novo sistema, o município passará a pagar apenas pelo consumo real de energia, eliminando os cálculos baseados em estimativas. A mudança está em conformidade com a resolução 1000/2021 da ANEEL e foi viabilizada por meio de acordos operacionais firmados com a EDP.
Leia Mais ∎
“Estamos trazendo para a Serra uma iluminação pública inteligente, compatível com as tecnologias utilizadas nas principais cidades do mundo,” destacou o secretário de Serviços, Enivaldo Dias.
A previsão é que o projeto tenha duração de um ano, colocando a cidade no mesmo patamar de grandes capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Recife. Além disso, a iniciativa abrirá caminho para futuras inovações, como a instalação de Wi-Fi público, mapeamento de calor e outros avanços tecnológicos atrelados às luminárias.
Maior eficiência
Ainda conforme a Prefeitura da Serra, um dos destaques do sistema é a possibilidade de abertura automática de chamados de manutenção. Isso reduzirá o tempo necessário para corrigir falhas, garantindo um serviço mais eficiente para os moradores.
A telegestão também permitirá a medição precisa do consumo de energia e incluirá dispositivos como Relés Temporizados e Dimerizáveis, que ajustam o consumo em praças, parques e outros espaços públicos. Esses dispositivos podem economizar até 40% no consumo de energia, mantendo a luminosidade recomendada pelas normas da ABNT 5101/2024.
Essa economia contribuirá para que a cidade absorva o crescimento populacional com novos pontos de iluminação pública, sem comprometer o orçamento. Além disso, os recursos economizados poderão ser reinvestidos em obras de grande porte, como a recente inauguração do sistema viário Sérgio Rogério de Castro, no Civit I.
Serra: 100% led
Nos últimos quatro anos, a Serra se destacou ao trocar 100% das luminárias de seus logradouros por modelos de LED. Essa transformação não apenas melhorou a sensação luminosa em toda a cidade, mas também alcançou áreas que antes não possuíam iluminação pública.
Com a substituição completa, o município economizou R$ 24 milhões por ano, recursos que agora possibilitam esse novo salto tecnológico. A Serra continua investindo para se tornar uma referência em gestão de iluminação pública no Brasil, combinando eficiência, economia e inovação.
Para continuar informado e não perder nada do que acontece na cidade, continue acompanhando o Serra Noticiário no site e em nossas redes sociais.
