A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), abriu cadastro para que condomínios do município possam aderir ao programa de coleta seletiva ReciclaSerra. A iniciativa visa implementar um sistema de recolhimento de materiais recicláveis previamente separados, destinados a um descarte ambientalmente adequado.
Como participar do programa
Os condomínios interessados devem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (27) 98136-0089 ou pelo e-mail: ([email protected])
Leia Mais ∎
Dessa forma, após o cadastro, uma equipe técnica da Secretaria de Serviços entrará em contato para agendar uma visita ao condomínio, onde serão explicados todos os detalhes do funcionamento do programa.
De acordo com a prefeitura, qualquer condomínio residencial localizado no município pode participar. Diversos condomínios já aderiram ao ReciclaSerra, recebendo orientações sobre a separação correta dos resíduos em suas unidades.
O que é a coleta seletiva?
A coleta seletiva consiste no recolhimento de resíduos recicláveis que são previamente separados pelos moradores. Conforme divulgado pela prefeitura, na Serra, o material coletado é destinado às associações de catadores de materiais recicláveis organizadas: Abrasol, ARS Recicla e Recuperlixo.
A prefeitura ressalta que a colaboração dos moradores é fundamental para o sucesso do programa. “A colaboração dos moradores é o principal fator para que o condomínio tenha uma coleta seletiva efetiva. A separação dos materiais recicláveis é a parte essencial para fazer em casa, pois o mais importante é não misturar material orgânico, como restos de comidas, com o material reciclável. Quanto mais separado, melhor”, explica o secretário de Serviços Enivaldo Dias.
Materiais recicláveis e orientações
A Sese divulgou uma lista detalhada do que pode ser separado para a coleta seletiva:
- Papel: Papelão, rascunhos, envelopes, revistas, livros, jornais, caixas, listas telefônicas, cadernos, cartolinas, embalagens de suco e leite (embalagem tetra pak), caixa de pizza, cartolinas, papel cartão, aparas de papel, dentre outros passíveis de reciclagem.
- Plásticos: Garrafas plásticas, copos descartáveis, tampas, potes, frascos plásticos, sacolas, canos e tubos de PVC, brinquedos de plástico, baldes, dentre outros passíveis de reciclagem.
- Metais: Arames, pregos, latas e ferragens, cobre, embalagem de marmitex de alumínio, panelas sem cabo, chapas, papel alumínio limpo, talheres de metal, dentre outros passíveis de reciclagem.
- Vidros: Potes de conserva, garrafas e cacos, vidros especiais (como tampa de forno micro-ondas), copos, dentre outros passíveis de reciclagem.
O que não é reciclável
Resíduos orgânicos e outros materiais não recicláveis devem ser descartados na coleta domiciliar convencional. Exemplos incluem: lixo úmido restos de alimentos, fezes de animais, papéis sujos, molhados e engordurados, plásticos filmes sujos e engordurados, papel higiênico, cotonete, fraldas descartáveis, espuma, esponja de cozinha, fotografias, absorventes, roupas, madeira, poda, resto de galhos e vegetação, pilhas, baterias e lâmpadas, bituca de cigarro, óculos, esponja de aço, papéis metalizados, adesivos, etiquetas e acrílicos.
Regras legais e impactos ambientais
A prefeitura destaca que o ReciclaSerra está alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), ao Decreto Federal nº 10.936/2022 e ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Lei Municipal nº 4194/2014).
Segundo a Prefeitura da Serra, a implementação do programa tem como objetivo incentivar práticas sustentáveis, reduzir o impacto ambiental e promover a separação correta do lixo, com benefícios diretos aos moradores e ao meio ambiente.
Mais informações sobre o programa ReciclaSerra podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Serviços/Departamento de Limpeza Pública (DLP) pelos seguintes canais:
- Telefone/WhatsApp: (27) 98136-0089
- E-mail: [email protected]
