Nesta quarta-feira (18), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, apresentou os autores do tiroteio ocorrido no último domingo (15) durante a tradicional festa de São Benedito, no Centro da Serra. O tiroteio deixou uma pessoa morta e outras quatro feridas.
A investigação resultou na prisão de dois suspeitos, Junio Silva de Souza, de 26 anos, e Endley de Souza Marciel, de 19 anos, na última segunda-feira (16), menos de 24 horas após o crime. O ataque tirou a vida de Mateus Arariba Rangel de Oliveira, de 20 anos, e deixou outras três pessoas feridas. Segundo as investigações, o crime teria sido motivado por desavenças, uma vez que a vítima morava em um bairro controlado por traficantes rivais.
Leia Mais ∎

De acordo com o delegado adjunto Pedro Henrique, da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, a festa, que tradicionalmente reúne famílias e moradores, foi palco de uma execução planejada. Mateus Arariba, morador do bairro Cascata, foi identificado por rivais na festa e passou a ser o alvo de Junio Silva e Endley Marciel, ambos ligados ao tráfico de drogas no bairro São Marcos.
Rivais batem de frente na festa
Endley, que estava na festa acompanhado de familiares, avistou Mateus e deixou o local para informar a Junio sobre sua presença. Em seguida, Endley forneceu uma pistola calibre 9 mm a Junio, que retornou à festa armado. Ao localizar Mateus na multidão, Junio efetuou diversos disparos, atingindo-o fatalmente.
Após efetuar os disparos, Junio se misturou à multidão em fuga para dificultar sua identificação. Mais tarde, ele devolveu a arma a Endley, que a levou para uma boca de fumo no bairro São Marcos.
“Junio desferiu vários disparos sem pensar nas consequências. Ele queria acertar o Mateus, mas acabou atingindo outras três pessoas, em uma ação de completa irresponsabilidade, já que o local estava repleto de crianças, jovens e adultos”
Pedro Henrique, delegado adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra
Imagens flagraram o tiroteio na multidão
A reportagem do Serra Noticiário, teve acesso as imagens do momento do ataque, registradas por câmeras de videomonitoramento, que mostram a gravidade do ato e a ausência de preocupação do atirador com os demais presentes. Três pessoas foram baleadas: uma jovem que estava próximo ao Mateus, sendo atingida em ambas as pernas; o marido dela, também ferido nas pernas; além de um músico que participava do evento.
Vídeo YouTube SN:
Prisões e confissões
As investigações, conduzidas de forma ininterrupta pela DHPP, resultaram na prisão de Endley em sua residência, onde foram apreendidas drogas, um carregador de arma de fogo e uma balança de precisão. Já Junio foi localizado em seu local de trabalho, no interior da Serra, na manhã seguinte.
Ambos confessaram participação no crime. Endley admitiu sua participação, incluindo o empréstimo da arma e a indicação do alvo, enquanto Junio assumiu a autoria dos disparos que resultaram no homicídio e nas tentativas de homicídio.
Histórico criminal e acusações
Junio possui passagens por tráfico de drogas, enquanto Endley já era conhecido da polícia por envolvimento com o tráfico, embora sem registros formais depois que atingiu a maioridade.
Os dois suspeitos enfrentarão acusações graves relacionadas ao crime. Junio Silva será autuado por homicídio qualificado com os agravantes de motivo torpe, perigo comum, impossibilidade de defesa da vítima e pelo uso de arma de fogo de uso restrito. Além disso, responderá por tripla tentativa de homicídio com as mesmas qualificadoras.


Já Endley Marciel, além de ser acusado pelos mesmos crimes de homicídio qualificado e tripla tentativa de homicídio, será autuado por tráfico de drogas, devido aos materiais ilícitos encontrados em sua residência, incluindo entorpecentes, uma balança de precisão e um carregador de arma de fogo.

Gosta de acompanhar as ações da DHPP Serra no combate ao crime, na cidade? Então, não deixe de visitar o site do Serra Noticiário e nossas redes sociais. Lá, você encontrará as últimas notícias sobre tretas e muito mais!
Homicídio durante festa de São Benedito 2022 também foi solucionado
Durante coletiva desta última quarta-feira (18), a DHPP Serra também anunciou a prisão do autor do homicídio ocorrido durante a Festa de São Benedito de 2022. Segundo o delegado, a prisão ocorreu em agosto deste ano. Mais detalhes sobre o caso no link logo abaixo.
