Na noite desta sexta-feira (24), uma jovem foi detida por policiais militares em frente a uma distribuidora de bebidas na Avenida Belo Horizonte, no bairro Nova Carapina I, na Serra. A Polícia Militar (PMES), infomou que a mulher foi levada por desacato e desobediência durante uma abordagem. Mas segundo testemunhas, houve excessos por parte dos militares envolvidos na ocorrência.
Abordagem ocorreu após suspeita de veículo
De acordo com a PM, os militares realizavam patrulhamento na região quando visualizaram um veículo que acelerou assim que a viatura se aproximou. O carro, ocupado por dois homens e duas mulheres, acabou sendo abordado pelos militares.
Leia Mais ∎
Durante a revista aos homens, uma das mulheres teria insistido em se aproximar do local da abordagem, desobedecendo às ordens de afastamento dadas pelos militares. Em certo momento, segundo a corporação, ela teria desacatado um dos policiais e feito movimentos em direção ao peito do militar.
Ainda de acordo com a PM, os agentes usaram gás de pimenta para afastar a mulher, que estaria embriagada. Após cair no chão, ela recebeu voz de prisão por desacato e desobediência.
Jovem foi liberada após assinar termo circunstanciado
A mulher foi conduzida à 3ª Delegacia Regional, onde assinou um Termo Circunstanciado, comprometendo-se a comparecer em juízo quando solicitada. Após o procedimento, ela foi liberada.
Moradores denunciam supostos excessos
Moradores que presenciaram a cena relataram possíveis excessos na abordagem. Segundo testemunhas, a jovem teria se recusado a desbloquear o celular para que os policiais acessassem mensagens, o que teria gerado atrito. Esses relatos, no entanto, não foram confirmados pelas autoridades.
A reportagem teve acesso a vídeos que registraram trechos da confusão durante a abordagem. Em um dos momentos, é possível ver a jovem sendo alvo de spray de pimenta, mesmo estando contida no chão por um dos militares.
