Nesta última semana, as equipes da Prefeitura da Serra realizaram uma operação integrada para combater invasões na Área de Preservação Ambiental (APA) do Manguezal Sul, localizada em Jardim Carapina. Durante a ação, foram identificadas construções de alvenaria e baias para animais instaladas de forma irregular na área protegida.
Prefeitura da Serra desmonta invasão ilegal de área na Serra
As edificações foram demolidas, e o responsável recebeu notificação para retirar os animais do local. Segundo Cláudio Denicoli, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, essas fiscalizações têm como objetivo garantir a segurança ambiental do município. Ele destacou que as equipes continuam monitorando irregularidades e, quando necessário, contam com o apoio das forças de segurança.
Leia Mais ∎
“As equipes de fiscalização vão continuar monitorando irregularidades como esta e irão agir imediatamente com o apoio das forças de segurança quando preciso”
A população pode contribuir com o trabalho de fiscalização denunciando práticas irregulares. Denúncias podem ocorrer, inclusive de forma anônima, pelo telefone (27) 99951-2321, diretamente com a Fiscalização Ambiental da Serra.
Importância da APA do Manguezal Sul
Criada em 2012, a APA do Manguezal Sul está situada nas proximidades de bairros como Jardim Carapina e André Carloni, além de áreas como o Terminal Intermodal da Serra (TIMS) e o loteamento Alphaville Jacuhy. A princípio, o objetivo da área é preservar ecossistemas importantes como o manguezal e o apicum, que são essenciais para a biodiversidade local.
Sendo assim, a APA ganha reconhecimento por ser um berçário natural para diversas espécies, incluindo peixes, crustáceos e moluscos. Inserida no Mosaico de Áreas de Manguezal da Baía de Vitória, a área desempenha um papel crucial na proteção ambiental e na regulamentação da ocupação do espaço.
Por fim, com ações como esta, a Prefeitura da Serra busca reforçar o compromisso com a conservação da biodiversidade e a proteção do meio ambiente na região. O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
